quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Santa Bililde, duquesa e monja


     Pouco se sabe da vida de Santa Bililde (ou Bilhildis) de Altmünster. Seu culto é atestado pela primeira vez em um calendário de Mainz no ano 1000. Sua Vita embelezada foi escrita depois de 1060/62.
     Segundo a legenda, ela nasceu na Baviera, em Veitshoechheim, perto de Würzburg e era filha do Conde Iberin, da nobre família de Haganonen, e de sua esposa Matilde. No ano 672, Bililde desposou o Duque da Turíngia. Ela esperava uma criança quando seu marido partiu para uma guerra; ela então se refugiou junto ao seu tio, Bispo de Mogúncia, Sigiberto (ou Rigiberto). Seu filho morreu ali.
     Após a morte de seu marido, o Bispo Sigiberto adquiriu terras nas proximidades de Mainz. Lá ela fundou, com seu apoio, um mosteiro feminino, o primeiro de Hagenmüster, ou alta Münster, e chamado desde a Idade Média de Mosteiro Beneditino de Altmünster. Bililde o dotou de seus bens e o governou até a sua morte.
     Bililde faleceu provavelmente em 734 e foi enterrada no coro da igreja do mosteiro. Em 1289, foi construído um altar para ela em um mosteiro e um santuário com a sua própria cabeça. As relíquias chegaram pela primeira vez no Mainz e após o bombardeio e destruição, em 1945, e foram colocadas na sacristia da Catedral de Mainz. A relíquia da cabeça foi estudada cientificamente em 1991, e declarada genuína.
     Após a transladação de suas relíquias para Veitshoechheim em 1722, seu culto teve um grande impulso. Mas, foi após a dissolução do Mosteiro de Altmünster que em Veitshoechheim se iniciou uma comemoração anual em sua honra no dia 27 de novembro. Além disso, em um domingo de maio, há uma procissão com um relicário de Santa Bililde que percorre pelo pátio e pelas ruas.
     Embora as informações sobre a vida de Bililde não sejam inteiramente confiáveis, é certo que há testemunha de seu culto principalmente em Mainz e na Francônia. Em um calendário do século IX, hoje perdido, mas consultado por Mabillon na biblioteca de São Benigno em Dijon, se liam estas palavras: V Kal. dec. commemoratio sanctae Bilhildis virginis. Em Mogúncia existe hoje uma pequena igreja dedicada a ela. Pode-se portanto admitir que Bililde viveu perto de Mogúncia, que foi virgem e não esposa e que teve parte na fundação do mosteiro mencionado acima.
          Santa Bililde é patrona dos enfermos.