segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Beata Salomé da Cracóvia, rainha e clarissa


     Salomé, filha de Leszek, Príncipe da Cracóvia, nasceu em 1211. Aos 3 anos de idade foi confiada ao Bispo da Cracóvia, o Beato Vicêncio Kadlubek, para que ele a conduzisse à corte do soberano húngaro, André II, pois um acordo com aquele rei tornara-a prometida como esposa de seu filho, Kálmán (nome latinizado para Colomano), de seis anos. Acordos matrimoniais deste gênero eram comuns naquela época e a menina desde pequena passou a viver na corte do futuro sogro.
     No outono de 1214 teve lugar a coroação que, com a autorização do Papa Inocêncio III, foi celebrada pelo Bispo de Strigonia. Eles reinaram em Halicz por cerca de três anos, quando a cidade foi invadida pelo príncipe da Rutênia, Mistislaw, que os aprisionou.
     Naqueles tempos (Salomé tinha somente 9 anos e Colomano 12) eles fizeram, de comum acordo, voto de castidade. Quando André, filho do Rei da Hungria, veio a ser Rei de Halicz, eles retornaram à corte húngara.
     Em 1227, aos 16 anos, Salomé chegou à maioridade, sempre se mantendo ligada ao voto de castidade e, apesar de sua beleza, evitava a companhia de homens, vestia-se modestamente, não tomava parte nas festas e diversões da corte e dedicava o tempo livre à oração.
     Colomano, enquanto ainda vivia o seu pai, governou a Dalmácia e a Eslovênia até 1241, quando morreu em uma batalha contra os Tártaros. Durante aquele período Salomé protegia os conventos dos franciscanos e dos dominicanos.
     Um ano após a morte de seu marido, voltou para a Polônia onde, em 1245, junto com seu irmão Boleslau, fundou a igreja e o convento dos franciscanos em Zawichost, o hospital e o mosteiro das Clarissas pobres em Sandomierz, onde ela mesma vestiu o hábito religioso.
     Diante da ameaça dos Tártaros, em março de 1259 uma parte das Clarissas se transladou para Skala, onde Salomé fundou um novo mosteiro e o dotou com os utensílios e ornamentos litúrgicos.
Túmulo da Beata na igreja dos Franciscanos
     Vinte e oito anos viveu a Beata Salomé no silêncio do mosteiro, e foi modelo de penitência, de abnegação, de humildade, de inocência e de caridade. Por muitos anos foi abadessa boa, afável, serviçal, amante do ideal da seráfica pobreza.
     No dia 17 de novembro de 1268 foi agraciada com uma aparição da Santíssima Virgem e de seu Filho; reuniu suas Irmãs e as exortou à mútua caridade, à paz, à pureza de coração, à obediência sem limites e ao desprendimento das coisas do mundo. Pouco depois as Irmãs viram uma pequena estrela que, saindo da bem-aventurada mãe, se dirigia ao Céu. Salomé da Cracóvia havia entregado sua bela alma a Deus na idade de 57 anos. Seus despojos foram transladados mais tarde para a igreja dos Franciscanos de Cracóvia, onde se encontram até hoje.
     Seu culto foi aprovado por Clemente X em 17 de maio de 1672.