quarta-feira, 17 de abril de 2013

São Roberto de Chaise-Dieu, abade




          Martirológio Romano: No mosteiro de Chaise-Dieu, de Alvernia, em França, São Roberto, abade que, havendo-se retirado a este lugar para viver como solitário, se lhe juntaram muitos irmãos, e com sua pregação e exemplo de vida reuniu a um bom número deles (1067). Etimologicamente: Roberto = Aquele que brilha por sua fama, é de origem germânica. 
         Fundador da Abadía de Chaise-Dieu em Alvernia; nasceu em Aurilac, Auvergne, aproximadamente no ano 1000; morreu. Pelo lado de ascendência de seu pai, pertenceu à familia dos Condes de Aurilac, de quem se havia originado São Geraud. Estudou em Brioude perto da basílica de São Julián, numa escola aberta para a nobreza de Auvergne, estabelecida pelos cânones da cidade. Havendo entrado na comunidade, e havendo sido ordenado sacerdote, Roberto se distinguiu por sua piedade, caridade, zelo apostólico, eloquentes discursos e o dom dos milagres. 
            Durante perto de quarenta anos, permaneceu em Cluny para viver sob a norma de seu compatriota também santo, Abade Odilo. Foi forçado a regressar a Brioude, e ali começou um novo projeto, para o qual foi a Roma, para consultar com o Papa. Bento IX o animou a retirar-se junto cone dois companheiros para o vale boscoso do sudeste de Auvergne. 
         Ali construiu uma ermida, sob o nome de Chaise-Die (Casa de Deus). Teve muito renome em suas virtudes e atraiu a um grande número de discípulos, foi obrigado então a construir um mosteiro, o qual foi colocado sob a norma de São Bento (1050). Leão IX construiu a Abadia de Chaise-Dieu, na qual chegou a ser um dos emblemas do florescente cristianismo. 
          À morte de Roberto, se havia cerca de 300 monges e tinha-se enviado multidões ao centro de França. Roberto também fundou uma comunidade para mulheres em Lavadieu perto de Brioude. Por meio da elevação do monge de Chaise-Dieu, Pierre Roger, ao sólio pontifício, sob o nome de Clemente IV, a abadia alcançou o pináculo de sua glória. 
          O corpo de São Roberto se preservava ali, foi queimado pelos huguenotes durante as guerras religiosas. Seu trabalho foi destruído pela Revolução Francesa, mas há restos que ficam para admiração dos turistas, tais como a igreja devastada, a tumba de Clemente VI, e a torre clementina.


St. Robert
St. Robert
Le vieux bourg avec l'abbatiale Saint-Robert

Abadia de Chaise-Dieu

St. Robert