terça-feira, 9 de abril de 2013

Santa Valdetrudes, abadessa


     Na história da Cristandade não faltam casos de famílias inteiras que foram elevadas às honras dos altares, como, por exemplo, a santa festejada no dia de hoje, Valdetrudes (em francês Waudru), que é venerada com seus genitores, São Valdeberto e Santa Bertila, com sua irmã Santa Aldegundes, com seu esposo, São Vicente Madelgário, e seus quatro filhos: São Landerico, Bispo de Paris, São Dentilino, falecido ainda jovem, Santa Aldetrudes, Abadessa de Maubeuge e Santa Madelberta, Abadessa no mesmo mosteiro.
     Natural de Coulsore, no Hainu, Bélgica, Valdetrudes desposou Madelgário e com ele viveu uma união profundamente católica. Sendo a família abastada, Valdetrudes consagrava os rendimentos disponíveis ao resgate de cativos e alívio dos infelizes.
     Após todos os filhos terem se dedicado ao serviço de Deus, os dois esposos separaram-se de comum acordo, deixaram a corte dos reis merovíngios e foram servir a Deus na vida religiosa.
     Madelgário fundou um mosteiro em Haumont, onde se tornou monge assumindo o nome religioso de Vicente. Por sua vez Valdetrudes viveu dois anos em uma pequena habitação solitária. Sua irmã Aldegundes convidou-a a unir-se à comunidade de Maubeuge, mas Valdetrudes aspirava a uma vida ainda mais austera, e permaneceu no exterior da abadia.
     Entretanto, com o passar do tempo sua solidão foi invadida pelos visitantes que se aproximavam dela para pedir-lhe conselho, o que a fez decidir-se pela fundação de seu próprio mosteiro na colina onde mais tarde se ergueu a cidade de Mons, Bélgica.
     Valdetrudes dirigiu o mosteiro até sua morte. Recebia por vezes a visita de sua irmã Santa Aldegundes. Ela se tornou célebre devido suas numerosas obras de misericórdia;,a sua caridade para com os pobres aumentou na vida religiosa. Deus conseguia-lhe milagrosamente o dinheiro que precisava para auxiliar os mais necessitados, e concedeu-lhe também o dom de curar crianças doentes. Esses milagres foram alcançados em vida e depois de morta.
Igreja de Sta Waudru, Mons
     Onze anos após enviuvar, Valdetrudes entregou sua alma a Deus, pelo ano de 688. O seu culto se difundiu principalmente a partir do século IX, período em que um monge de Mons redigiu sua vida em latim. Em 1679 seu nome foi introduzido no Martirológio Romano, onde aparece até os dias de hoje celebrada no dia 9 de abril.
     Santa Valdetrudes é padroeira da cidade de Mons, onde suas relíquias são veneradas em uma igreja do século XV. A cidade de Mons celebrava nada menos de quatro festas anuais em honra de sua padroeira.