domingo, 14 de abril de 2013

São João de Montemarano, bispo


                 Martirológio Romano: Em Montemarano, da Campânia, Itália, são João, bispo, que se dedicou a ajudar aos pobres e à santificação do clero († s.XI/XII) Etimologia: João: Deus é misericórdia. Vem da língua hebraica. Data de canonização: Se confirmou o culto imemorial em 1906 pelo Papa São Pío X. 
             João foi bispo de Montemarano, esta cidade está rodeada de arvoredo e é um centro agrícola de primeira ordem. Está no que foi a antiga Via Ápia. Hoje pertence à diocese de Nusco, Itália. Antes havia sido sede episcopal. O bispo eleito para esta vila foi nomeado expressamente pelo Papa Gregório VII. João era monge. 
              Entregou-se com tanto ardor a querer à gente, sobretudo a marginada e pobre em todos os sentidos, que chegou um momento em que os mesmos bispos fizeram dele esta magnífica definição: "Pai dos pobres". Penso que não há maior timbre de glória para um bispo que o chamem assim. Indica que havia captado o Evangelho na sua mais bela e profunda radicalidade. Mas foi algo mais que isso. 
              Se recorda que, uma vez consagrado bispo, se dedicou à agricultura. Trabalhava para os pobres. Igual ao que haviam feito anteriormente os monges de Montevirgen. Os habitantes o recordam ainda e levantaram-lhe uma formosa catedral para honrar sua memória.