sexta-feira, 26 de abril de 2013

São Pedro de Rates, bispo


          
           Segundo uma tradição lendária, São Pedro de Rates tornou-se o primeiro bispo de Braga, logo no ano da nossa era, como se pode ver na lista de todos os arcebispos de Braga que existe na Sé.
              Conta uma lenda que o santo salvou de doença mortal uma jovem princesa pagã. Como retribuição por este ato caridoso, ela converteu-se ao cristianismo e fez voto de castidade.
              Esta decisão enfureceu o pai que, em vez de agradecer um tão notável milagre e, para se vingar da decisão que a filha tinha tomado, decretou a morte de Pedro, que outra solução não teve que aquela de se refugiar na capela que existia em Rates. Tendo sido aí encontrado pelos soldados — ou homens de mão — do pai ofendido, foi por estes decapitado e a capela onde se escondera completamente destruída.
                   Séculos mais tarde, da serra de Rates, São Félix observava todas as noites uma luz na escuridão. Aquela luz intrigou-o e, numa noite, guiado pela curiosidade e pela luz, que mais abaixo parecia chamá-lo, desceu a vertente e encontrou no meio dos escombros a razão de ser desse clarão: o corpo do santo bispo de Braga, São Pedro.