terça-feira, 9 de abril de 2013

Beato Tomás de Tolentino, sacerdote e mártir


Santo Franciscano do Dia


                 Martirológio Romano: Em Tana, na Índia ocidental, beato Tomás de Tolentino, presbítero da Ordem de irmãos Menores e mártir, que, havendo viajado até ao império de China para anunciar o Evangelho, ao dirigir-se depois ao território dos tártaros e dos hindus coroou sua missão com um glorioso martírio (1321).Etimologicamente: Tomás = gémeo, mellizo. É de origem aramaica. León XIII aprovou seu culto em 23 de Julho de 1894. Tomás de Tolentino e três companheiros também franciscanos: o sacerdote Jaime de Pádua, o clérigo frei Pedro de Siena e o religioso laico frei Demétrio de Tiflis, de origem georgiana ou Arménia, conhecedor de línguas asiáticas, morreram mártires na Índia. Mas só o culto de Tomás foi oficialmente confirmado pela Igreja. 
              Nascido no ano 1260 em Tolentino, cidade da Marca de Ancona (Itália), Tomás ingressa na Ordem dos Irmãos Menores em 1285 e forma parte dos espirituais das Marcas, seguidores deÁngel Clareno. Em 1290 parte como missionário, e através de Grécia chega a Arménia, onde os franciscanos alcançam a amizade do rei Aitón II, que em 1291 envia a Tomás como legado seu ao Papa Nicolás IV, ao rei de França e ao rei de Inglaterra para solicitar deles ajuda contra os sarracenos. Em 1296 volta por segunda vez a Itália, nesta ocasião para defender aos espirituais de Clareno ante o Ministro Geral Juan de Morrevallo e a «comunidade» da Ordem. 
             Em 1307 o encontramos de novo na Europa como enviado especial de Juan de Montecorvino, o célebre missionário franciscano e primeiro Arcebispo de Pequim, para pedir ajuda e especialmente pessoal para a missão de China. Tomás se entrevistou com Clemente V em Poitiers, e obteve dele muitas ajudas.