terça-feira, 9 de abril de 2013

Beato Ubaldo Adimari, presbítero




            Martirológio Romano: No monte Senario, na Toscana, beato Ubaldo Adimari, presbítero da Ordem de Servos de Maria, que passou da milícia terrestre ao serviço de María, por obra de são Felipe Benizi (1315). Etimologicamente: Ubaldo = Aquele de espírito inteligente, é de origem germânica. 
               Ubaldo nasceu em Borgo Sansepolcro, na região de Toscana, a meados do século XIII. Já “desde tenra idade amou a vida religiosa” – como testemunha frei Pablo Attavanti em seu Diálogo sobre a origem da Ordem. Primeiro estudou filosofia e humanidades; mais tarde, por sua devoção e reverência com a Virgem gloriosa, ingressou na Ordem dos frades Servos de santa María e se dedicou ao estudo da teologia. Frei Ubaldo era considerado como “insigne modelo de virgindade” – agrega Attavanti - e cedo adquiriu fama de santidade. 
            Era empreendedor e possuía um magnífico espírito de trabalho; nunca se deixou vencer por uma vida fácil e cómoda. O que conta a tradição sobre seu trato frequente e amizade com são Felipe, acrescenta a sua imagem um rasgo muito pessoal e confirma a fama de suas virtudes. Com efeito, a obra titulada Sobre a origem e em louvor dos Servos de frei Tadeu Adimari e a Vida de Felipe de Florencia de Nicolás Borghese, que por sua vez recolhem dados da antiquíssima “Lenda” de são Felipe, referem que o Santo, achando-se em Todi em transe de agonia e sem conhecimento desde havia três horas, à chegada de frei Ubaldo, que havia sido advertido prodigiosamente deste sucesso, de improviso se incorporou um pouco, abraçou a seu irmão e amigo, e, contente de tê-lo visto, morreu na paz do Senhor. 
             Não se sabe de ciência certa em qual convento da Ordem viveu o Beato, mas há indícios para supor que passou seus últimos anos no convento de Monte Senario, onde resplandeceu por suas virtudes e milagres; segundo se conta, ali morreu em olor de santidade no ano 1315. 
          Foi sepultado em Monte Senario – como se lê na Crônica da Ordem da bem-aventurada Virgem María de frei Miguel Poccianti-. No ano 1707 sob o altar mor da igreja de Monte Senario, perto do sepulcro de nossos sete santos Padres, foi achado um corpo, que por sua considerável estatura ninguém duvidou que fosse o do beato Ubaldo;efetivamente, frei Pablo Attavanti atesta na citada obra que o Beato era “um homem bem parecido e de grande estatura”. O Papa Pío VII confirmou seu culto no ano 1821. 
          O corpo do beato Ubaldo foi trasladado em 1969 para a capela de são José da Basílica de Monte Senario, onde é venerado com grande piedade