domingo, 7 de abril de 2013

Beata Madalena Catarina Morano, religiosa


    

     Madalena Catarina Morano foi contemporânea de São João Bosco e faz parte do grande número de sacerdotes e religiosas que floresceram nos primeiros tempos das fundações salesianas
     Nasceu em Chieri (Turim) no dia 15 de novembro de 1847, a sexta de oito filhos de uma família modesta, embora descendente de nobres. A família transferiu-se para Buttigliera d’Asti e aos oito anos Madalena ficou órfã de pai, ocasião em que ela começou a trabalhar como tecelã em sua casa, um dos poucos ofícios a que uma jovem podia se dedicar naquela época.
     Um parente sacerdote deu-lhe as primeiras lições de gramática italiana; aos 14 anos, o pároco local deu-lhe o encargo de cuidar de uma escola maternal, apesar de sua pouca idade. Continuando os estudos, conseguiu o diploma de professora para ensinar nas escolas elementares.
     Em 1877, confessa a sua mãe o seu desejo de ingressar na vida religiosa. Mas, tendo já 30 anos, não foi aceita nem nas Filhas da Caridade nem nas Dominicanas.
     Neste período era difundida naquela província a nova instituição salesiana fundada pelo dinâmico sacerdote João Bosco. Dom Bosco a dissuadiu de tornar-se religiosa de clausura e a encaminhou ao seu colaborador, Pe. João Cagliero, o qual a convidou a entrar nas Filhas de Maria Auxiliadora.
     Em 4 de setembro de 1879, aos 32 anos, tendo Dom Bosco aceitado seu ingresso nas Filhas de Maria Auxiliadora, ela professou naquele Instituto.
     Devido à sua instrução e habilidade educativa, Madalena logo se sobressaiu entre suas coirmãs, tendo assumido vários cargos de responsabilidade; foi enviada para a Sicília como Superiora em Alì Marina (Messina) e em seguida como inspetora da Inspetoria de São José.
    A sua atividade era prodigiosa e surpreendente: em 26 anos fundou 19 casas, 12 oratórios, 6 escolas, 5 asilos, 11 laboratórios, 4 internatos, 3 escolas de religião, suscitando a admiração de todos, inclusive das autoridades eclesiásticas. Dizia-se dela: “É uma grande mulher, é uma mulher extraordinária”.
     Madre Morano tinha uma união ininterrupta com Deus, um desejo de santidade e uma vontade de ação salesiana imensa.
     A Beata faleceu em Ali Marina no dia 26 de março de 1908, aos 61 anos de idade. A Apóstola Salesiana da Sicília foi beatificada em 5 de novembro de 1994 em Catânia. No Martirológio Romano sua memória é celebrada em 26 de março. Sua Congregação a celebra, a nível local, no dia 15 de novembro.