domingo, 14 de abril de 2013

São Bernardo de Tiron, abade


st bernard


           Martirológio Romano: No mosteiro de Tiron, junto a Chartres, em França, são Bernardo, abade, que levou vida eremítica nos bosques e na ilha de Chausey, e foi mestre insigne dos discípulos que acudiam a ele em grande número, aos quais encaminhava para a perfeição evangélica. († 1117) Nascido no território de Abbeville em 1046, aos vinte anos, depois de haver feito bons estudos e sobretudo conhecendo as Sagradas Escrituras, entrou no mosteiro de São Cipriano em Poitiers. Depois de dez anos foi enviado, junto com o monge Gervásio, a reformar a abadia de São Sabino, onde, por temor a ser eleito abade, foge em segredo para a eremita no bosque de Craon, na fronteira entre Bretanha e Maine, num lugar chamado Tiron. 
            Descoberto após três anos por monges de São Sabino, que ainda o queriam como abade, Bento foi a viver em contemplação perpétua para a ilha de Chausey. Só depois de três anos, ao saber que os monges de São Sabino, haviam eleito a outro como abade, voltou a Tiron. Mas não ficou muito tempo, já que, a pedido de seu antigo abade em São Cipriano, Rinaldo, aceitou o cargo de prior do dito mosteiro, e depois, à morte de Rinaldo, o de abade. 
          Tomou parte no Concilio de Poitiers do ano 1100 e conseguiu de Roma que seu mosteiro fosse declarado independente do de Cluny. Depois disso, regressou à ilha de Chausey, mas teve que deixá-la temporariamente por invasões de piratas; aceitou um terreno em Brunelles, que lhe doou um benfeitor, no bosque de Tiron, e fundou um mosteiro (1109). Mas havendo surgido uma disputa com os monges de Nogent, da Congregação cluniacense, que pretenderam a décima, ele em vez de ceder abandonou o mosteiro e foi a fundar outro na desembocadura do Tiron (1113), em que bem cedo os religiosos alcançaram o número de quinhentos. 
          Este mosteiro deu lugar a uma Congregação beneditina que se estendeu a Alemanha, Inglaterra, Escócia e outros lugares, e que deixaram de existir no século XVII. Bento morreu em 14 ou 25 de abril de 1117. Seu culto, primeiro limitado a Tiron, se estendeu em toda sua congregação. Pío IX autorizou as dioceses de Chartres e Amiens a celebrar sua festa em 14 de abril.



Abadia de Tiron, perto de Chartres, França