quarta-feira, 17 de abril de 2013

Beato Henrique Heath, presbítero e mártir


Enrique Heath, Beato


           Martirológio Romano: Em Londres, em Inglaterra, beato Henrique Heath, presbítero da Orden dos Irmãos Menores e mártir, que sob o rei Carlos I, só pela razão de seu sacerdócio, foi entregue ao verdugo em Tyburn. († 1643) Também é conhecido como: Beato Pablo de Santa Magdalena. Data de beatificação: 22 de novembro de 1987 pelo Papa João Paulo II, junto a outros 84 mártires de Inglaterra e Gales. 
       O Beato Henrique nasceu em 1599 em Peterborough, Inglaterra. Seu pai foi John Heath cabeça de uma familia anglicana, foi batizado na local igreja de São João em 16 de dezembro de 1599. Estudou no Corpus Christi College, em Cambridge, recebendo a licenciatura em 1621 e foi nomeado bibliotecário da universidade. Aqui teve acesso a livros relativos à controvérsia anglicano-católica, lendo-os chegou ao convencimento de que a verdade estava de parte do catolicismo, iniciando assim seu processo de conversão. Em 1622 foi recebido na Igreja Católica Romana por George Muscott, e, depois de uma curta estância no Colégio Inglês de Douai, entrou no convento franciscano de São Boaventura que em 1625, tomando o nome de Paulo de Santa Magdalena. 
        Em princípios de 1643, com muito trabalho obteve permissão para ir de missão a Inglaterra e cruzou de Dunquerque (França) a Dover (Inglaterra) disfarçado de marinheiro. Um cavaleiro alemão pagou sua passagem e ofereceu-lhe mais dinheiro para a viagem, mas seguindo o espírito de São Francisco, Heath se negou e preferiu ir a pé de Dover a Londres. Na mesma noite de sua chegada, quando ele descansava no umbral de uma porta, o dono da casa o denunciou como ladrão. Alguns documentos encontrados na gorra delatavam sua religião e foi levado à prisão de Compter. 
       No dia seguinte foi levado ante o alcaide, e, confessando que era sacerdote, foi enviado a Newgate. Pouco depois foi examinado por uma comissão parlamentária, e voltou a confessar seu sacerdócio. Foi acusado finalmente no marco a "Lei contra os jesuítas, sacerdotes de seminário e outras similares pessoas desobedientes" de 1585, por ser sacerdote católico e se apresentar no reino da rainha Isabel. 
        Durante sua reclusão exercia o ministério da reconciliação a ponto que no mesmo carro que o trasladou ao lugar de execução em Tyburn há reconciliado a um dos criminosos que foram executados junto a ele. Foi pendurado até morrer.