sexta-feira, 5 de julho de 2013

Santas Teresa e Rosa, virgens e mártires





















       Martirológio Romano: perto da aldeia de Huangeryin,  perto Ningjinxian na província de Hebei, na China, irmãs santa Teresa e Rosa Chen Chen Tinjieh Aijieh, virgens e mártires, que, durante a perseguição desencadeada pelos boxers, para preservar a honra da virgindade e sua fé cristã corajosamente se opuseram à depravação barbárie e crueldade dos perseguidores e foram transferidas para perfurar-las com a  lança. 
         Ambas pertenciam à comunidade cristã da aldeia de Tong-Kia-Tchoang. Quando a notícia chegou sobre algumas formas  das atrocidades cometidas pelos Boxers, um grupo de fiéis da comunidade, incluindo as duas irmãs, foram colocados em um carro e partiram em direção a  Kyu Tan. A comunidade teve missionários fortificados em uma tentativa de defender os cristãos.
      Durante a viagem  um grupo de Boxers cercaram o carro e exigiu que as meninas saíssem do mesmo. Protestou um dos que estavam no carro e foi  morto na hora. Em seguida, as duas meninas saíram e ajoelharam-se, rezando em voz alta. Um boxer deu-lhes um golpe de lança contra as meninas e caíram seus corpos sangrando ao chão. Rosa morreu no momento. Teresa expirou pouco depois. Ela tinha 25 anos.