sexta-feira, 5 de julho de 2013

Santa Marta da Síria, leiga




       No Martirológico Romano: No Monte Admirável, na Síria, Santa Marta, mãe de São Simeão Estilita, o Jovem (551).  Etimologicamente: Marta = Senhora, é de origem aramaica nascida em Antioquia, no início do século VI, Marta, embora em sua juventude tinha feito um voto de virgindade, ela se casou com João, um nativo de Edessa, em obediência a seus pais e uma revelação em um sonho, em que São João Batista, anunciava-lhe o nome da criança que lhe nasceria.
       Tendo morrido seu marido, ela foi zelosamente dedicada à formação cristã de seu filho Simeão, nascido por volta de 517, que se tornou conhecido por sua vida e as atividades em uma montanha conhecida como Monte das Maravilhas, perto de Antioquia. Um século mais tarde, um autor, provavelmente um monge do convento de São Simeão, escreveu uma biografia de Marta que excede por maravilhas imaginárias, a biografia de seu filho, que aparecerá mais tarde. 
     Essa carta é especialmente rica em platitudes sobre as suas virtudes, aparições contínuas de João Batista e dos anjos, e de se relacionar muitos milagres. Ela morreu em 5 de Julho de 551 e seu funeral  respeitou sua vontade. Quando Simeão soube da morte de sua mãe, mandou exumar o corpo dela, e enterrou na abside da Igreja da Santíssima Trindade à direita sua coluna. 
       Marta, porém, apareceu a ele para pedir-lhe para construir um túmulo na parte sul da igreja. Foi construída uma capela onde o corpo foi depositado com grande solenidade e onde ocorreram muitos milagres.