quarta-feira, 1 de maio de 2013

São Peregrino Laziosi


          

             Nascido em Forli, Itália em 1260, morreu em 1345 e foi canonizado em 1726.
          Ele nasceu de uma família rica e era um ativista antipapal na sua juventude em Romagna. Durante uma revolta popular ele acertou o santo Filipe Benizzi na face quando São Benizzi tentava apaziguar os ânimos. 
         Peregrino ficou tão estupefacto com a forma que São Benizzi aceitou o soco e ofereceu a outra a face que mudou o seu estilo de vida.(alguns acham que foi o primeiro milagre de São Filipe Benizzi). 
           Ele entrou para a ordem dos Servitas em Siena, estudou, foi ordenado e depois foi para Forti, onde fundou um nova casa Servita. Ele tornou-se famoso pela sua austeridade, facilidade em pregar, santidade, humildade e tornou-se um famoso confessor, uma fama que se espalhou rapidamente, quando ele curou o seu pé de um câncer já em estado muito avançado, ocorrido numa noite na qual ele teve uma visão da Virgem.
           Na arte litúrgica da Igreja, Peregrino é em geral mostrado como um penitente com as mãos postas diante de uma imagem da Virgem Maria. Ele ainda é mostrado com uma bandagem no seu pé e ainda é mostrado com São Filipe Benizzi ou ainda como um Servita segurando um crucifixo.
          Ele é muito venerado em Forli e Siena e é invocado contra o câncer e problemas nos pés.