quarta-feira, 1 de maio de 2013

Santo Segismundo, rei

Segismundo, Santo

                Foi rei da Borgonha desde o ano 516 até sua morte.
                Foi filho do rei Gundebaldo, a que sucedeu. Segismundo e seu irmão Gundemaro foram derrotados em batalha pelos filhos de Clodoveo I. Segismundo foi capturado por Clodomiro, rei de Orleáns, que o manteve como prisioneiro. Gundemaro reuniu outro exército e reconquistou seu reino. Entretanto, Clodomiro ordenava a morte de Segismundo e marchava com seu irmão Teodorico, rei de Austrásia.
          Segismundo foi estudante do bispo S. Avito de Viena, que o converteu à fá católica. Segismundo construiu um mosteiro dedicado a S. Mauricio em Agaune (Valais) em 515. No ano seguinte se converteu em rei de Borgonha. Quando seu filho Sigerico se opôs a ele e insultou a sua nova esposa, em 517, Segismundo ordenou sua morte por estrangulamento. Depois, com os remorsos se retira para o mosteiro que havia fundado.
              Em 523, dirigiu os burgundios (ou borgonheses) contra a invasão de Childeberto I, Clotário I y Teodeberto I. Ainda que pôs o hábito de monge e se escondeu numa cela perto de sua abadia, foi capturado por Clotário,levado a Orleáns e condenado a morte. Depois foi honrado como mártir. Seus ossos foram recuperados em Columelle, onde seu corpo foi arrojado. Os monges, ao ir resgatá-lo, viram que no poço se faziam milagres. Mais tarde foi canonizado. Sobreviveu sua correspondência com o poeta Avito.
               No século XIV, Carlos IV, Imperador Romano, transladou as relíquias de Segismundo para Praga, onde se converteu no Santo Padroeiro da República Checa. Se casou com Ostrogota, a filha ilegítima de Teodorico o Grande em 494 como parte das negociações de Teodorico para aliar-se com Segismundo. Ambos tiveram dois filhos:
Sigerico (assassinado por seu própio pai)  Suavegotha casada com Teodorico I de Austrásia, filho de Clodoveo I.


Herma of Saint Sigismund in Płock Cathedral.PNG

relicário de São Segismundo