quarta-feira, 29 de maio de 2013

Beata Elias de São Clemente

         

            Teodora Fracasso, a terceira de nove filhos do casal José Fracasso e Páscoa Cianci, nasceu em Bari, Itália, no dia 17 de Janeiro de 1901. Foi batizada quatro dias depois pelo seu tio padre Carlos Fracasso.
             Desde a mais tenra infância começou a dar os primeiros sinais da sua vocação à vida religiosa.
              Em 1905 a pequena Teodora, com apenas quatro anos, teve um sonho em que Nossa Senhora lhe revelou que quando adulta seria religiosa.
             Começou os estudos em 1906 e simultaneamente a frequentar a catequese paroquial. Nesse mesmo ano entrou na Associação “Milícia Angélica” cujo nome deriva de São Tomás de Aquino, o “Doutor Angélico”.
              A 8 de Maio de 1911 fez a sua Primeira Comunhão depois duma cuidada preparação. Na noite anterior a esse grande dia sonhou com Santa Teresinha do Menino Jesus que lhe confiou que seria religiosa como ela.
              Orientada pelo seu diretor espiritual, leu a História de uma Alma, e este falou-lhe da possibilidade de entrar no Carmelo.
              Realizando um desejo antigo, a jovem Teodora entrou no Mosteiro do Carmelo de São José de Bari, a 8 de Abril de 1920. No dia 24 de Novembro desse ano recebeu o hábito carmelita e tomou o nome de Irmã Elias de São Clemente.
             A 4 de Dezembro de 1921 fez a sua Primeira Profissão e a 11 de Fevereiro de 1925 a sua Profissão Solene como carmelita descalça.
             Em 1927, durante a novena de natal, estando a trabalhar na sacristia, sentiu a proximidade da sua morte.
             Com febres altíssimas e dores fortes de cabeça foi levada para a enfermaria do mosteiro tendo-lhe sido diagnosticada uma encefalite aguda.
            Morreu no dia 25 de Dezembro de 1927, quando os sinos do mosteiro tocavam para o Angelus, segurando nas mãos o seu crucifixo.
            Duma grande humildade e simplicidade viveu no silêncio a experiência da “solidão sonora”, mostrando-se sempre disposta a servir a sua comunidade com alegria e esquecendo-se de si própria.
             A Irmã Elias de São Clemente foi solenemente beatificada pelo Cardeal José Saraiva Martins, no dia 18 de Março de 2006, na Catedral de Bari.




Catedral de Bari, Itália