quarta-feira, 1 de maio de 2013

Santo Brioc


             
Brioc de Bretaña, Santo

              Um santo céltico de Bretanha que recebeu sua educação em Irlanda e logo estudou sob a guia de S. Germanus, o famoso S. Germanus de Auxerre. Muito do que podemos ler acerca de seus primeiros anos, devemos de tomaá-lo com precaução. Ussher disse que nasceu em Irlanda, mas é muito provável que já estava em França para o ano 431, trazendo também com ele a S. Iltud.
          Ainda antes de ser ordenado sacerdote, S. Brioc trabalhou vários milagres representados em seus “Acts” (editado por F. Godefrid Herschenn), e logo de um breve período, que esteve com seus pais, ingressou em sa carreira de missionário. Em 480, se estabeleceu em Armorica, e fundou um mosteiro em Landebaeron.
              Dali foi a Alta Bretanha onde estabeleceu um oratório em um lugar conhecido como San Brieuc-des-Vaux, entre S. Malo e Land Triguier; desse lugar ele foi nomeado como seu primeiro bispo. Numerosos milagres são citados em seus “Acts”, especialmente a cura do Conde Riguel, a quem o nobre deu seu próprio palácio Champ-du-Rouvre e outras propriedades menores.
                 Os eruditos diferem enquanto à data de morte de S. Brioc, mas ocorreu muito provavelmente em 502, ou muito antes no Século VI. Morreu em seu próprio mosteiro de San Brieuc-des-Vaux e foi enterrado na catedral desse lugar, dedicada a S. Esteban. Baring-Gould indica que San Brioc se representa como “ameaçando a um dragão” o “com uma coluna de fogo”, como é visto em sua ordenação.
              Suas relíquias foram trasladadas para a Igreja de S. Sérgio e S. Bacchus de Angers em 865, e logo novamente de maneira mais solene em 31 de Julho de 1166. Sem embargo, em 1210, uma porção de suas relíquias foi retornada à Catedral de S. Brioc, onde se preserva também o anel do santo. A festividade de S. Brioc se celebra em 1 de Maio, mas desde 1804, se transferiu ao segundo domingo de Páscoa. Existem igrejas em Inglaterra, Irlanda e Escócia que estão dedicadas a este antigo santo céltico.


Catedral de São Brioc, na França