segunda-feira, 6 de maio de 2013

Beata Ana Rosa Gattorno, fundadora


          

            Rosa Gattorno nasce em Gênova, Itália, no dia 14 de outubro, de 1831. No dia 5 de novembro de 1852 casa-se com seu primo Jerônimo Custo; e no dia 9 de março de 1858 fica viúva aos 26 anos, e com três filhos pequenos.
              Os sofrimentos causados pelas perdas não a fizeram fechar-se em si mesma, pelo contrário, compreendeu cada vez mais as necessidades dos menos favorecidos, o que a fez dedicar-se a visitas aos enfermos, auxiliar jovens em perigo e dar assistência espiritual a numerosas Associações na Igreja.
              Em 08 de dezembro de 1866, confortada pela autorizada voz do Santo Padre Pio IX, funda em Piacenza, Itália, o Instituto das Filhas de Sant’Ana, que bem cedo se estendeu pela América Latina e pela África.
           Madre Rosa Gattorno morreu em Roma, em conceito de santidade, no dia 6 de maio de 1900. Com o passar do tempo, o Espírito Santo suscitou no seio da Família de Sant’Ana outras Expressões que vivem o Carisma da sua Fundadora: Movimento da Esperança, Filhos de Sant’Ana, Instituto Secular, Filhas de Sant’Ana Adoradoras Perpétuas, Adoradoras Consagradas e Adoradores Leigos.
           No dia 09 de abril do ano de 2000, Madre Rosa é proclamada Beata pelo Santo Padre, o Papa João Paulo II.
             O Carisma, dom de Deus, doado à Beata Madre Ana Rosa Gattorno e seguido pelas suas Filhas e pelas outras Expressões, se encontra hoje, presente nos cinco Continentes, através do testemunho e do serviço de cada membro da Família de Sant’Ana.