sexta-feira, 4 de maio de 2012

São Gotardo de Hildesheim, monge e abade

          

           São Gotardo ou Gotardo de Hildesheim (no original em língua alemã, Godehard von Hildesheim) nasceu em Ritenbach, na Baviera em 5 de dezembro de 960.
Seus pais, profundamente cristãos, notaram, desde cedo, existir no menino algo de extraordinário. Desde pequeno ele demonstrou ser vocacionado à vida religiosa-sacerdotal. Tinha o costume de sair de casa e ir até a  igreja do mosteiro para acompanhar a missa.
            Os pais, temendo que lhe acontecesse algum acidente no trajeto da casa até o mosteiro, por ser ainda muito pequeno, deram ordem aos criados que deixassem as portas da casa fechadas durante o dia. Mas o menino, quando viu que a porta estava fechada impedindo que fosse à igreja, começou a chorar, fazendo com que os pais o acompanhassem na missa.
           Chegando à idade estudantil, frequentou o Mosteiro Alteich. Seus pais queriam que ele aprendesse ciências humanas e as ciências dos santos. Seu progresso foi tão grande que ele foi aceito entre os cônegos do mosteiro apesar de ter apenas 14 anos.
           Com o tempo, Gotardo tornou-se o assessor do bispo, depois recebeu o sacramento da ordem, ficando a serviço da igreja do mosteiro. Após um tempo, foi escolhido superior do mosteiro.
          Quando completou os seus estudoss eclesiásticos, o bispo Dom Cristiano queria ordená-lo sacerdote, mas de início Gotardo não aceitou. Como o bispo insistiu, Gotardo acabou aceitando.
           Com o tempo, Gotardo tornou-se  monge e depois abade. No ano de 1020, faleceu Dom Benvardo, bispo de Hildesheim, e o imperador indicou Gotardo para ser seu sucessor. Após diversas recusas, ele acabou aceitando porque teve uma visão.
           Morreu com a idade de 77 anos. Completou 15 anos e 5 meses de episcopado.
           Foi canonizado em 29 de outubro de 1131, pelo  Papa Inocêncio II.
           É reverenciado por católicos e  luteranos no dia 4 de maio, dia de sua morte.


Catedral de Santa Maria, Hildesheim, Alemanha


Interior da catedral


atrás da catedral e roseira de mil anos