segunda-feira, 21 de maio de 2012

São Godric de Finchale, eremita

          Homem multifacetado, Godric nasceu por volta de 1070, no seio de uma família de camponeses, em Walpole, Inglaterra. Não se sentia atraído pela agricultura e aos 15 anos tornou-se vendedor ambulante no Lincolnshire. Antes dos 20 anos fez a sua primeira peregrinação a Roma. Pouco depois, decidiu tornar-se marinheiro. Investiu em vários barcos mercantes que fizeram viagens bem sucedidas e gozou os benefícios da prosperidade.
          Em 1101 empreendeu uma outra peregrinação, desta vez à Terra Santa. Godric fez ainda mais duas peregrinações a Roma e então decidiu vender tudo o que tinha e tornar-se um eremita. Abandonando a sua vida anterior, retirou-se para uma floresta perto de Carlisle. Mais tarde, reuniu-se a um eremita, em Wulsingham. Quando o amigo faleceu, Godric partiu em peregrinação a Jerusalém.
          Em busca de solidão – No regresso, Godric instalou-se em Finchale, na margem do rio Wear. Adoptou totalmente a vida de eremita, vivendo das raízes, dos frutos e dos vegetais da sua horta. Refletindo sobre a sua vida passada, Godric sentiu que tinha de fazer penitência pelos grandes pecados que cometera na juventude. Apesar da vida de eremita ser calma, uma vez quase se afogou quando as águas do Wear transbordaram e inundaram as margens, e uma outra vez foi espancado por soldados que julgaram que escondia tesouros valiosos.
          Godric era um homem compassivo. Passou quase 60 anos no priorado de Finchale, onde aperfeiçoou o seu gosto pela escrita e compôs música para os seus poemas religiosos. As suas palavras foram transcritas num manuscrito do século XIV, agora guardado na Biblioteca Britânica. Godric tinha quase 100 anos quando faleceu, após uma longa doença.
File:Finchale Priory, seen from Finchale Banks (across the River Wear) - geograph.org.uk - 453641.jpg
ruínas do priorado de Finchale ao sul de Durham, Inglaterra