segunda-feira, 21 de maio de 2012

Beao Irmão Leão



          O Irmão Leão, era também da comunidade de Moulins e acompanhou na prisão ao Irmão Roger, seu diretor. Juan Mopinot, como se chamava civilmente, havia nascido em Reims, na paróquia de Santiago, de tantos recordações nas origens do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, em 12 de Dezembro de 1724.
           Foi batizado pelo Padre Huberto Vuyart, sacerdote da paróquia. Estudou com os Irmãos na escola de Thillois. Ingressou no noviciado de Santo Yon em 14 de Janeiro de 1744, com 19 anos. Com o Hábito recebeu o nome de Irmão Leão. Em 1 de Novembro de 1749 emitiu os votos perpétuos.
          De sua estância em Moulins há um testemunho que diz: «Quase todas as pessoas distintas da cidade haviam recebido a primeira instrução com o Irmão Leão». Foi também detido, como o Irmão Roger, em 11 de Junho de 1793. Na ata de confiscação da escola, em 1792, se diz que no quarto do Irmão Leão havia: «um lençol, um colchão, uma manta, um armário pequeno com duas portas e um caixão pequeno, e uma candeia de cobre». O Irmão Leão tinha 68 anos quando foi encarcerado.
          Como outros presos, havia esperado que por causa da idade avançada não seria deportado. Mas as autoridades não tiveram nenhuma comiseração. Na «Positio», citando o abade Labiche, se diz: «Figura na lista dos que iam a ser deportados em 31 de março de 1794. Logo o encontramos em Rochefort.
          Embarcado em "Les Deux-Associés", sua estadia foi curta no navio, pois morreu em 21 de maio. O enterraram na ilha de Aix». E o abade Labiche acrescenta: «Não posso elogiar melhor ao Irmão León que dizendo que era um santo. Tinha entre todos nós essa fama, e a merecia. A morte, pelo demais, não fez senão confirmar esta opinião favorável. Este santo homem havia conservado, numa idade muito avançada, a jovialidade da juventude».
         No meio de seus sofrimentos, o Irmão Leão havia mantido constantemente uma serenidade sobrenatural e um desejo veemente de ver a Deus.