quinta-feira, 24 de maio de 2012

São Davi da Escócia

 
         Etimologicamente significa “amigo, terno”. Vem da língua hebraica. Descobriste, talvez com assombro, que o Ressuscitado dá um sentido à vida? Não uma existência resoluta e sem riscos, mas uma plenitude. Percebendo um vazio na tua vida interior, buscas umas fontes.
         Este jovem, descobriu com assombro a figura e a realidade feliz em sua vida do que supõe o Ressuscitado. Sua existência se situa entre os anos 1085 e 1153. Era filho do rei Malcolm III de Escócia e de Margarita. Quando chegou a idade própria de se casar, o fez com a jovem Matilde, filha de Waldel, duque daquela região. Chegou a ser rei de Escócia no ano 1124.
         Sua glória não durou muito tempo, porque, anos mais tarde, teve que reconhecer que a autêntica herdeira ao trono era Matilde. Quando chegou ao trono Esteban, David foi capturado perto de seu castelo. Em continuação, invadiu Inglaterra, ajudado pelo povo de Noruega, Dinamarca e Alemanha.
         As atrocidades destes anos as recorda a história para toda a vida posterior. Cansado de tanta guerra civil, se dedicou a reconstruir Escócia. Instituiu o regime feudal em lugar de tribo céltica; um sistema judicial novo, e organizou a Igreja em contacto permanente com a de Roma. Em seu funeral diziam que havia sido um rei para todos: os grandes e os humildes.
         Foi um homem entregue e casto; rezava o Oficio divino, confessava e comungava com frequência. Em Escócia tem muita veneração e reputação. Felicidades a quem leve este nome!


 

Abadia de Melrose fundada por São Davi, na Escócia