quarta-feira, 16 de maio de 2012

Beata Maria Luisa Trichet, religiosa e fundadora

           

          Maria Luisa Trichet nasceu em Poitiers, no dia 7 de Maio de 1684. Cresceu no ambiente de oito irmãos, sob a guia da mãe, mulher de carácter forte, e do pai, habituado a exercer o direito e a julgar com rectidão, como consultor jurídico do governo da cidade.
           Chegada ao tempo da escolaridade, frequentou um colégio de religiosas, no Convento de Notre Dame, onde encontrou um ambiente de formação cristã muito ao seu gosto, observando como as educadoras levavam uma vida contemplativa na acção. A sombra da cruz projetou-se nesta família. Vitimada por grave doença, morreu sua irmã Teresa, enquanto Joana, a irmã mais velha, ficou paralítica desde os 13 anos de idade até à morte.
            A jovem estudante, sempre que regressava a casa, ocupava-se carinhosamente da sua irmã paralítica, familiarizando-se com a dor e o carinho para com os doentes. No ano de 1701, Isabel, outra sua irmã, regressou emocionada do sermão que acabara de ouvir numa igreja da cidade. Maria Luisa intuiu que ela tinha feito uma grande descoberta. Indaga a razão da grande emoção e chega ao conhecimento de que sua irmã tinha ouvido a pregação e se tinha confessado ao capelão do Hospital, padre Luis Maria Grignon de Montfort.
           Quis também ela conhecer e ouvir o fervoroso sacerdote. No confessionário dá-se o primeiro encontro entre estas duas almas sedentas de Deus, ambas sonhadoras de dedicação à salvação dos homens e ao amparo dos desprotegidos. Perante os sinais evidentes da vocação consagrada, o padre Luis Maria afirmou sem rodeios «Foi Nossa Senhora que te enviou. Tornar-te-ás religiosa». Estas palavras marcaram o compromisso entre estas duas grandes almas, um compromisso para a glória de Deus e louvor de Maria, que eles tanto amavam, compromisso que tinha por base a cruz, a Sabedoria da Cruz, que o Verbo Encarnado quis abraçar.
          Após um doloroso noviciado entre incompreensões e obstáculos, começou Maria Luisa ao dedicar-se ao serviço dos pobres e doentes do hospital de Poitiers. Entretanto, ficou entregue aos cuidados do Espírito Santo, já que o padre capelão se tinha ausentado por um período de 10 anos para se dedicar à pregação de missões populares na sua querida Bretanha.
           A 2 de Fevereiro de 1703 emitiu Maria Luisa os votos religiosos, sob a orientação do seu confessor, tornando-se assim a primeira pedra da Congregação das Filhas da Sabedoria. O novo Instituto, à sombra da cruz e sob a protecção de Maria, teria por missão servir os pobres e os doentes e dedica-se à formação cristã da juventude. Depois de um período de florescimento, atingindo a cifra de 5000 religiosas, encontra-se atualmente muito diminuído, devido à falta de vocações.
           Esta discípula de S. Luis Maria Grignon de Montfort e sua colaboradora na fundação da Congregação das Filhas da Sabedoria, faleceu a 28 de Abril de 1759. Foi beatificada em Roma pelo Papa João Paulo II, a 16 de Maio de 1993.