terça-feira, 29 de maio de 2012

Santos Sisínio, Martírio e Alejandro, missionários mártires

        

       Mártires mortos em Medol (Tirol) em 29 de Maio de 397. Ainda que o cristianismo estivesse a ponto de se converter em religião de Estado, os cristãos todavia eram perseguidos em muitos lugares do Império. Alguns funcionários fechavam os olhos, e inclusive chegavam a ser cúmplices.
        Assim morreram Sisínio, Martírio e Alexandre, missionários que Virgílio, bispo de Trento, havia enviado a divulgar o Evangelho nessa diocese. Sisínio era um diácono originário de Capadócia, Martírio e seu irmão Alexandre não haviam recebido mais que ordens menores: de leitor e de porteiro. Ao chegar, os notáveis do lugar os submeteram a mil vexações, sob o olhar indiferente das autoridades.
        O nojo destes pagãos se aumentou quando os viram construir uma igreja e realizar conversões. E se desencadeou o dia em que Sisínio foi retirar com suas mãos a um neófito a que queriam sacrificar aos deuses. Se lançaram sobre a igreja para a saquear e partiram o crânio a Sisínio com o corno que servia para chamar à oração.
        Ataram Martírio a uma árvore do jardim e lhe atravessaram o peito e o ventre com paus pontiagudos. A seu companheiro Alexandre, o passearam pelo povo com um cencerro colocado ao pescoço e depois atiraram-no vivo a uma fogueira em que já ardiam os corpos de seus companheiros.