quarta-feira, 30 de maio de 2012

Santo Isaac, abade

           

           Etimologicamente significa “sorridente”. Vem da língua hebraica. Este santo deu um salto capital na sua vida. Passava seus anos felices como ermitão no deserto de Siria. Mas, ante a voz do imperador, teve que abandonar sua solidão, sua mortificação e sua penitência, para se mudar para Constantinopla.
           Ninguém podia imaginar que um ermitão pudesse desempenhar o papel que levou a cabo junto ao imperador. Se sabe que esta metrópole ficou sem mosteiros por causa da heresia ariana. E naquele tempo –como ocorre hoje– não se concebia uma vida cultural, moral e religiosa sã sem a existência destes lugares santos.
           Por isso, o fundamento de Isaac consistiu em restaurar os mosteiros. Sua influencia neste terreno foi muito grande. Foi tanto assim que os monges o honravam como a seu pai. Era um asceta exemplar. Mas cometeu o erro de pôr-se contra são João Crisóstomo, arcebispo da capital. Arrependido pelo que havia feito, retirou-se para um mosteiro, para nunca mais em sua vida imiscuir-se em assuntos políticos e eclesiásticos.
          Morreu no ano 406.