quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

São Bretanión de Tomis

         

            Comemoração de santo Bretanión, bispo de Tomis, em Escitia (atual Constanza, Roménia), que se opôs energicamente ao imperador ariano Valente e se distinguiu por sua santidade e por seu zelo em defesa da fé católica (s. IV). Data de canonização: Informação não disponível, a antiguidade dos documentos e das técnicas usadas para os arquivar, a ação do clima, y em muitas ocasiões do próprio homem, impediram que tenhamos esta concreta informação no dia de hoje.
         Sabemos que foi canonizado antes da criação da Congregação para a causa dos Santos, e que seu culto foi aprovado pelo bispo de Roma, o Papa. São Bretanión (às vezes conhecido também como Bretânio ou Vetrânio) viveu no século IV e foi bispo de Tomis, atual Constanza na Roménia, nas ribeiras do Mar Negro.
         Segundo Sozomeno, durante a campanha contra os godos nas regiões danubianas, por volta do ano 368, o imperador Valente se deteve em Tomis e falou ao povoo reunido na catedral para os persuadir de atraiçoar a fé ortodoxa proclamada pelo concílio de Niceia. Parece com efeito que a este imperador se lhe houvesse metido na cabeça visitar todas as dioceses do império para convencer a todos os fiéis abraçar a heresia ariana. O bispo Bretanión interveio e como líder do clero e do povo de Tomis retirou-se, junto com muitos dos presentes, da igreja em que Valente estava realizando sua campanha a favor dos arianos.
          Por este gesto o santo pastor foi desterrado, mas graças ao protesto dos fregueses e ao temor de uma sedição em territórios tão longínquos, o imperador foi induzido a revogar o castigo com respeito ao bispo. Bretanión mandou a São Basilio de Cesareia o corpo do célebre mártir São Saba o Godo, morto em território romeno, acompanhando-o com uma carta aos fieis godos enviada com o fim de ilustrar a "paixão" do santo.
         Esta carta é atribuída a Ulfila, mas indubitavelmente foi redigida pelo próprio Bretanión. São Basilio lhe agradeceu com uma carta pessoal. Noticias contraditórias têm sido transmitidas acerca de sua eventual participação no I Concílio Constantinopolitano, celebrado em 381: segundo algumas fontes, com efeito, Tomis foi representada não por Bretanión mas sim pelo bispo Geronzio (Terêncio).O Cardeal Cesare Barónio, ao copiar o Martyrologium Romanum, parece haver eleito arbitrariamente a data da comemoração de São Bretanión: 25 de Janeiro.