quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Santo Higino, papa e mártir

       

         Tem o Senhor grande cuidado de conservar e defender a sua Igreja contra todos os esforços do inferno, conforme as suas promessas. Por isso, quando eram muitos e poderosos os seus inimigos, mais vigiava em a prover de Prelados santos, sábios e valorosos.
          Santo Higino, pertence ao número desses varões predestinados. Era oriundo de Atenas, filho dum filósofo, e por suas grandes e heroicas virtudes mereceu ocupar a vacatura deixada pelo Santo Mártir e Pontifice S. Telésforo, no reinado de Antonino Pio. Foi papa, ao que parece, entre os anos 136 e 140, sendo o 8º sucessor de S. Pedro. Muitas e terríveis foram as desgraças que durante o seu pontificado sobrevieram.
           Acreditavam os gentios que os cristãos eram feiticeiros, e por isso atribuíam-lhe a causa dos flagelos que sofriam; daí perseguirem-nos sem tréguas,. julgando obsequiar particularmente os ídolos ao darem a morte aos cristãos. Sobre esta calamidade, veio outra perturbar os confessores da fé. Quase todos os inimigos de Jesus Cristo haviam concorrido a Roma, com  o perverso intuito de envenenarem a fonte da doutrina evangélica.
           Valentim, homem de vivo engenho, cheio de fogo e de brilhante eloquência, andou enganando o povo com a sua afectação de reforma. Outro famoso heresiarca, Marcião – separado da Igreja pelo seu próprio pai, que foi Bispo depois de ficar viúvo – não podendo ser admitido em Roma à comunhão dos fiéis, apesar de se cobrir com a máscara da mais austera virtude, cheio de soberba aceitou os erros de Cerdão, acrescentando muitas impiedades às do seu perverso mestre. Contra tantos inimigos teve de lutar Higino; mas, como era homem de tão superior engenho, de tão eminente sabedoria, de tão extraordinária grandeza de alma e de tanta intrepidez, condenou-os definitivamente.
           Muito contribuiu para tão gloriosa empresa S. Justino, luz brilhante do seu século e depois Mártir de Jesus Cristo. Com as suas doutíssimas Apologias da Religião Cristã expôs e defendeu a verdadeira crença. À vigilância e grande zelo de Higino se deveu o fervor que no seu tempo mostraram os fiéis, apesar das perseguições dos pagãos e esforços dos hereges.
           Conseguidos tão brilhantes triunfos, o santo Pontífice consagrou-se à reforma do clero, nos diferentes graus da sua hierarquia. Embora esta se encontrasse já estabelecida desde os Apóstolos, com vários regulamentos posteriores de disciplina, as perseguições de Trajano e Adriano tinham dado causa à sua confusão ou relaxação. Higino restituiu e aperfeiçoou esses regulamentos, ordenando em cada um dos graus eclesiásticos o modo de exercer as respectivas funções. Segundo o Martirológio Romano foi mártir