Elredo foi um dos três filhos de Eilaf, sacerdote de Santo André em Hexham me ele próprio um filho de Eilaf, tesoureiro em Durham.
Elredo nasceu em Hexham, Northumbria, em 1110. Viveu vários anos na corte do rei David I da Escócia, passando a ser Master of the Household antes de deixar a corte para ingressar na abadia cisterciense de Rievaulx, no condado de York, em 1134, aos vinte e quatro anos de idade. Pode ter sido parcialmente educado por Lawrence de Durham, que enviou-lhe uma hagiografia de Santa Brígida.
Tornou-se abade de uma nova casa da sua ordem em Revesby, condado de Lincoln, em 1142, e, posteriormente, abade de Rievaulx, em 1147. Passou o resto de sua vida no mosteiro. Sob sua administração a comunidade cresceu rapidamente e chegou a ter cerca de cem monges e quatrocentos irmãos leigos. Fez visitas anuais a várias comunidades fundadas a partir de Rievaulx, na Inglaterra e Escócia e às abadias francesas de Cister e Claraval. Ficou registrado que Elredo sofreu de uma doença não especificada, porém muito dolorosa em seus últimos anos de vida.
Escreveu diversos livros influentes sobre espiritualidade, entre eles Speculum caritatis ("O Espelho da Caridade", que teria escrito a pedido de São Bernardo de Claraval) e De spiritali amicitia ("Da Amizade Espiritual"). Escreveu também sete obras de História, sendo dois deles dirigidos a Henrique II de Inglaterra, aconselhando-o como ser um bom rei, e declarando ser ele o verdadeiro descendente dos reis anglo-saxões. Até o século XX, Elredo era geralmente conhecido como historiaodor, em vez de autor espiritual; durante muitos séculos o seu trabalho mais famoso foi o seu "Vida de Santo Eduardo, Rei e Confessor."
Elredo morreu em 12 de janeiro de 1167, em Rievaulx e está registrado no dia 12 de janeiro no Martirológio Romano e nos calendários de várias igrejas.
Por seus esforços na escrita e administração Elredo foi chamado por David Knowles, o "São Bernardo do Norte". Knowles, um historiador do monasticismo na Inglaterra, também o descreveu como "uma figura singularmente atraente … . Nenhum outro monge inglês do século XII perdura tanto tempo na memória".
Obras extemporâneas de Elredo incluem:
- Vita Davidis Scotorum regis ("Vida de David, Rei dos Escoceses), escrito ca. 1153
- Genealogia regum Anglorum ("Genealogia dos Reis da Inglaterra"), 1153–54
- Relatio de standardo ("Relato da Norma"), também De bello standardii ("Sobre a Batalha do Estandarte"), 1153–54
- Vita S. Eduardi regis et confessoris "A Vida de Santo Eduardo, Rei e Confessor" 1162–63
- Vita Sancti Niniani ("A Vida de São Ninian"), 1154–60
- De miraculis Hagustaldensis ecclesiae ("Sobre os Milagres da Igreja de Hexham"), 1155 ff
- De quodam miraculo miraculum, também conhecido por De Sanctimoniali de Wattun ("Sobre a Freira de Watton"), ca. 1160
- Tratados espirituais:
- Speculum caritatis ("O Espelho da Caridade")
- De Iesu puero duodenni ("Jesus como um menino de doze anos"), 1153–57
- De spiritali amicitia ("Amizade Espiritual"), ca. 1160
- De institutione inclusarum ("A Formação de Anacoretas"), 1160–62
- Oratio pastoralis ("Oração Pastoral"), ca. 1163–67.
- De anima ("Sobre a Alma"), ca. 1164-67
- muitos sermões
Todas as obras de Elredo foram traduzidas para o inglês e o francês.
Ruínas da Abadia de Rievaulx, Inglaterra