sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Bem-aventurado André Bessette, confessor

Santo André Bessette

            André nasceu no ano de 1845 no Canadá. Desde o nascimento, sofreu com doenças, tanto que, depois do Batismo, o padre não acreditava na sua sobrevivência, mas, graças a Deus e a intercessão de São José, ele viveu até os noventa e um anos. De família pobre, trabalhou na lavoura e também como padeiro, sapateiro, funileiro e ferreiro. André estava em constante oração, pois oferecia os sacrifícios a Jesus.
          Ingressou, por indicação de um amigo sacerdote, na Congregação da Santa Cruz. Este padre amigo foi o instrumento de Deus para semear no coração do beato uma profunda devoção a São José, a ponto de testemunhar: "Sou filho adotivo de São José e irmão de Jesus". No mesmo ano em que recebia o hábito, São José era proclamado Padroeiro da Igreja, por isso André comprometeu-se com o amigo do Céu a honrá-lo e fazê-lo amado por todos.
         Frei André foi nomeado porteiro do Colégio de Nossa Senhora, em Montreal, tornou-se amigo dos pobres, doentes e aflitos; acolhia com carinho os católicos, protestantes e ateus. Dentre todos os que procuravam André, muitos conseguiram milagres através da oração do Santo, que tudo pedia a Jesus por meio de São José. Perseguido, chamado charlatão e supersticioso, Frei André tudo suportou sem murmurar da vida.
         O beato chegou a apresentar um projeto ao seu padre reitor sobre a construção de um santuário em devoção a São José. Depois da inspiração apareceram-se as dúvidas, pois seria preciso muito dinheiro para comprar o grande terreno: "Então, Irmão André, acha mesmo que São José vai conseguir tão grande terreno?" Respondeu com simplicidade: “Claro que sim, Padre Reitor! São José é o pai do Dono de todo o Mundo!” A construção, que chegou a Basílica, tornou-se a maior em todo o mundo em honra de São José.


Basílica de São José em Montreal, Canadá