quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Beato Bernardo Scammacca, sacerdote

Blessed Bernardo Scammacca O.P.

          Bernardo, antes António, nasce em Catânia (Sicília) de família nobre no ano 1430. Depois de uma juventude dissipada, prostrado por uma grave ferida recebida num duelo e movido pela graça divina, quis ser inscrito entre os frades Pregadores o ano 1452. Se dedicou com ardor e exclusividade a Deus e se esforçou em conformar-se a Cristo crucificado, cuja paixão considerava devotamente, por meio de uma caridade ardente e frutos abundantes de fundação de um hospital, que ainda existe, com a ajuda de seus nobres concidadãos e que ele mesmo dirigiu em vida.
          Foi dos primeiros religiosos observantes de Santa Zita de Palermo, prior de Santo Domingo em Catânia e depois em Palermo e finalmente vigário geral dos conventos reformados de Sicília, dando, por conseguinte, uma extraordinária colaboração para a restauração da vida regular. Foi pregador ardoroso e levou muitas pessoas a Deus. Dele disse Tomás Schifaldo: «Homem bom, piedoso e modestíssimo, ouvindo todas as consciências.» Pôs sua experiência ao serviço de seu ministério apostólico, mostrando-se amorosamente compassivo com os pecadores e dando graças em sua oração pela misericórdia divina.
         Morreu em Catânia, confirmada sua vida com numerosos carismas, em 11 de Janeiro de 1487 e ali se venera seu corpo incorrupto. Leão XII aprovou seu culto em 8 de Março de 1825.

Blessed Bernardo Scammacca O.P.

Corpo do Beato Bernardo Scammacca na Igreja de São Domingos, em Catânia, Itália