domingo, 8 de julho de 2012

São Procópio, mártir

           
Saint Procopius at Chora.jpg

            São Procópio de Citópolis, mártir em 303, foi um santo. Era filho de Santa Teodósia, uma mártir  cristã, e nasceu em Citópolis, Palestina. Lá foi ordenado sacerdote e foi um dos primeiros mártires durante a  perseguição de Diocleciano.
            Foi uma das primeiras vitimas do imperador romano Diocleciano, feroz perseguidor dos cristãos na Palestina. O historiador Eusébio de Cesaréia na  História Eclesiástica conta como Procopius sofreu o seu martírio:
O primeiro dos mártires da Palestina foi Procopius, um homem cheio da graça divina que desde sua adolescência se devotou à castidade e à prática das virtudes e da humildade ... Ele vivia apenas com pão e água e somente comia a cada três dias e as vezes prolongava seu jejum por uma semana inteira. ... Enviado com seus companheiros para a Cesaréia, Palestina...

              O motivo foi ter ultrapassado os portões da cidade, desrespeitando as leis romanas vigentes na época, que proibiam o acesso de cristãos em Jerusalém. Foi preso e julgado sumariamente pelo juiz local, um tal Flaviano, pois acreditava piamente em sua fé e dogmas cristãos e recusou-se a fazer oferendas, mesmo ao imperador. Condenado, foi decapitado, sendo o primeiro mártir executado em Cesareia.
             Notoriamente, sua conversão é similar à de São Paulo. Quando estava preso converteu seus guardas e na presença dos juízes deixou-os boquiabertos com sua notável sabedoria e suas citações de  Platão, Aristóteles, Galeno, Homero e Sócrates, o que não impediu a sua morte.