sexta-feira, 13 de julho de 2012

Beato Carlos Manuel Rodriguez Santiago, leigo consagrado



         O beato Carlos Manuel Rodríguez Santiago, nasceu em 22 de novembro de 1918 em Cagua, Porto Rico e faleceu em 13 de julho de 1963. Ele era um legio e foi beatificado no dia 29 de abril de 2001 e tornou-se o primeiro portorriqueno, no primeiro caribenho a ser beatificado pela Igreja.
          Rodrígeuz era filho de Manuel Baudilio Rodríguez e Hermínia Santigo, ambos de famílias muito católicas. Ele foi batizado na Igreja Doce Nome de Jesus em Caguas no dia 4 de maio de 1919, era po segundo filho de cinco irmãos e irmãs. Duas de suas irmãs se casaram, enquanto que a outra se tornou irmã carmelita. Seu único irmão, Pepe Rodríguez é padre beneditino e o primeiro portorriquenho a tornar-se abade em seu mosteiro.
          Carlos foi educado no Colégio de Nossa Senhora em Cagua. Aos 12 anos de idade salvou seu primo de um ataque de cachorro. Ele ficou muito ferido durante o ataque, recebendo muitos golpes que o deixarm com sérios problemas intestinais.
           Na universidade, Rodríguez tornou-se um ministro leigo. Ele professava uma extrema devoção para com a Liturgia e trabalhou arduamente para reverter a perda dos costumes litúrgicos que tinha se perdido por gerações. Ele expressava uma atenção especial pela Vigília Pascal, dizendo que tinha perdido muito de suas características. Uma de suas favoritas frases era "Nós vivemos para esta noite".
           Estes são os dizers sobre o seu túmulo localizado na Catedral Doce Nome de Jesus em Caguas.
           O Beato Carlos Manuel Rodríguez faleceu aos 44 anos de idade de um câncer intestinal.
           Em 1981, uma mulher de 42 anos de idade foi diagnosticad com um câncer malígno. Ela e seu marido tinham sido amigos de Carlos durante os anos de colégio e sabiam que ele tinha morrido de câncer, então ela pediu a intercessão de Carlos e recebeu pela sua intercessão o milagre de sua cura.    
           Em 1991, um padre da Espanha, Reverendo Mauro Meza, foi a Porto Rico para conduzir um seminário. Depois de tomar conhecimento sobre Carlos, ele foi autorizado pleo bispo local a levar a história ao Vaticano. Em Roma, Padre Meza iniciu o processo requerido que poderia levar à sua canonização. O resultado foi que foi decidido dar início ao seu processo.
            No dia 7 de julho de 1997, o beato papa João Paulo II, decretou as virtudes heróicas e santidade de sua vida. O processo tomou maior firmeza quando em 29 de abril de 2001, Carlos Rodríguez foi beatificado pelo Papa João Paulo II. 


File:CarlosRodriguezSantiago2.jpg

Relíquias do Beato Carlos Rodríguez na Catedral de Caguas