sexta-feira, 6 de julho de 2012

Santo Rômulo de Fiésole e companheiros, mártires

             Em Fiésole, na Toscana, são Rómulo, diácono, a quem esta cidade e celebra como seu primeiro mártir (s. inc.). Etimologicamente: Rômulo = Aquele que é forte e poderoso, é de origem latino. Segundo uma tradição posterior, São Rómulo foi o apóstolo e o primeiro bispo de Fiésole. Ao que parece, foi convertido à fé por São Pedro e sofreu o martírio na perseguição do imperador Domiciano.
             Na realidade, não sabemos nada sobre São Rômulo, cujo nome foi incluído no Martirológio Romano no século XVI. São Rómulo é o herói de uma história de origem desconhecida; se trata de uma obra de imaginação, provavelmente não anterior ao século XII. Nela se conta que certo cidadão romano tinha uma filha chamada Lucerna, a qual se enamorou de Ciro, um dos escravos de seu pai.
             Lucerna e Ciro tiveram um filho, a que abandonaram num bosque, onde uma loba se encarregou de o amamentar. Uns pastores dos rebanhos do imperador Nero, que viram a loba amamentando o menino, deram a noticia a seu amo, o qual lhes ordenou que lhe levassem o menino. Os pastores perseguiram durante três dias a loba, sem lhe poder dar caça.
            Então, o imperador consultou a São Pedro, que com outros cristãos armados de redes, partiu para o bosque a caçar a loba. No bosque, São Pedro conjurou ao menino: "Se és filho de uma loba, vem com tua mãe; mas se nasceste de uma mulher, vem aqui." O menino não se moveu; então os cristãos estenderam suas redes e prenderam a loba e ao menino. Para que não perecessem de fome, deram uma ovelha à loba, a qual a despedaçou e compartilhou o banquete com o menino. Depois, São Pedro ordenou que deixassem em liberdade a loba e batizou o menino.
            A instâncias de um dos cristãos, lhe pôs o nome de Rômulo. Uma nobre romana se encarregou da educação de Rômulo. Justino, o cristão que havia sugerido o nome de Rómulo, o tomou mais tarde por sua conta. Rômulo resultou um menino prodígio: aos oito anos pregava, exorcizava e obrava milagres.
           Mais tarde foi consagrado bispo e evangelizou as cidades de Fiésole, Sitri, Nepi, Florença, Pistoia, etc. Finalmente, depois de numerosas aventuras, Rômulo foi condenado à morte pelo governador Repertiano. No caminho para o sitio da execução, Rômulo pediu um vaso de água a uma jovem que se achava junto a uma fonte; a donzela, temendo a ira dos soldados, lhe recusou o favor.
           Então, o santo a repreendeu e predisse que, de aí em diante, a fonte proveria de água aos cristãos, Mas se converteria em sangue quando os pagãos se acercassem a beber. Os mártires Carísimo, Dulcísimo e Crescencio foram executados junto com São Rômulo.

Fiésole, na Toscana, Itália