sábado, 7 de julho de 2012

São Félix de Nantes, bispo

          

           São Felix era um homem com  37 anos quando foi chamada para se tornar o 16° Bispo de Nantes, França em 549 dC. Ele era nascido de uma ilustre família de Aquitaine em Bourges. Ele era renomado pela sua eloqüência, virtude e erudição. Seu Zelo pela disciplina foi mostrada nos regulamentos que ele criou em sua Diocese e os decretos do Terceiro Concílío de Paris em 557, o Segundo de Tours em 566 e o Quarto de Paris em 573.
           Sua caridade para os pobres ela sem fronteiras. Ele vendeu todo os seus bens e patrimônio para melhorar os hospitais disponíveis para os pobres. Ele é era conhecido como um homem que não deixava ninguém sem ajuda e ele considerava os dízimos e o patrimônio de sua igreja como um patrimônio dos pobres que ele administrava com sabedoria, para gastar com os pobres de sua Diocese. 
           Ele foi conselheiro do poeta Venantius Fortunatus que menciona Felix em um poema sobre a Rainha Santa Radegunda e completou a catedral iniciada pelo seu predecessor. Fortunatus  descreve a catedral como composta de três naves, com a do meio suportada por grandes pilares.Uma cúpula erguida no meio.
           A catedral era coberta com folhas de zinco com pinturas mosaicas, folhagem e várias figuras e outros ornamentos, ou seja bastante moderna para a época.
Ate mesmo São Gregório de Tours testemunhou a favor da santidade de Felix embora ele havia antes reclamado que o Bispo Felix havia injustamente o acusado de nepotismo, por causa do sobrinho de Gregório de nome Pedro.
           Felix é também conhecido um pacificador. O Conde Guerech II de Vanners havia invadido o Rennes e Vannes e expulsado as tropas do Rei Chilperic, mas ainda assim ele fez a paz quando Felix pediu.
            Governou sua Sé durante 33 anos e veio a falecer em Nantes .
            7 de julho é também o aniversario do traslado de suas relíquias.


Cathédrale Saint-Pierre de Nantes - façade.jpg

Catedral de São Pedro e São Paulo em Nantes, França