quarta-feira, 4 de julho de 2012

Santo Cesídio Giacomantonio de Fossa

            
Cesidio Giacomantonio de Fossa, Santo


            Angel nasceu em Fossa, Abruzzo, província de Aquila, em 30 de Agosto de 1873. Já desde jovem a miúdo se ia ao solitário convento de Ocre, onde repousam os restos do Beato Bernardino de Fossa e do Beato Timóteo de Monticchio. Orando ante aquelas urnas sentiu germinar em seu coração a vocação religiosa e a ideia da vida franciscana. Em 21 de Novembro de 1891 foi recebido na Ordem dos Irmãos Menores, vestindo o hábito franciscano com o nome de Cesídio, em memória de um jovem mártir.
            Depois da profissão religiosa, em vários conventos completou seus estudos e foi ordenado sacerdote. Por algum tempo exerceu o ministério da pregação. Logo foi enviado a Roma como candidato às missões. Depois de que completou sua formação missionária, junto com dois co-irmãos partiu para a China. Ao chegar foi acolhido com imensa alegria pelo Vigário Apostólico, o bispo Antonino Fantosati. Apesar do ambiente de perseguição, nele persistia sempre o grande desejo de pregar, de converter e de baptizar em nome do Senhor o maior número possível.
            Para isto aprendeu bem a língua chinesa e seu apostolado se viu carregado de satisfações. Numa carta a seus pais pouco antes do martírio, descreve sua alegria de se encontrar na China e pede orações pela conversão de muitos infiéis. Logo acrescenta: “Procuremos fazer-nos santos, se alcançámos esta graça poderemos cantar no céu o eterno aleluia”.
            Em 4 de Julho de 1900, a missão onde ele se encontrava foi invadida pelos boxers. O Padre Cesídio correu à capela a consumir o Santíssimo Sacramento e logo enfrentou a raiva de suas perseguidores. Foi assassinado a golpes de lança e a bastonadas. Tinha somente 27 anos e foi assim o primeiro mártir na perseguição dos boxers de 1900. Foi canonizado pelo Papa João Paulo II em 1 de Outubro de 2000 como parte dos 120 mártires da China.