sexta-feira, 6 de julho de 2012

Beata María Teresa Ledóchowska, fundadora

 
 
         Filha do conde polaco Ledochowski e de Josefina von Salis-Ziziers, suíça, nasceu na Áustria, em 1863, e faleceu em Roma, em 1922. Era sobrinha do cardeal Ledochowski, que opôs às medidas anti-religiosas de Bismarck, irmã do insigne Geral dos jesuítas Wlodimiro Ledochowski, (1866-1942) e de Santa Júlia Úrsula Ledóchowska, fundadora da Congregação das Irmãs Ursulinas do Coração Agonizante de Jesus.
         Dama de companhia da grã-duquesa Alice da Toscana, o contacto em 1886 com as Franciscanas Missionárias de Maria acendeu nela o desejo de trabalhar pelas Missões. Consagrou-se inteiramente a esse ideal. Lançou as revistas Eco de África e O Pretinho, o Almanaque de São Pedro Claver, e deu inicio (1893) à congregação religiosa Sodalício de S. Pedro Claver, aprovada por Leão XIII em 1894.
          Foi insigne benfeitora das missões portuguesas de Moçambique e Angola, tendo sido os jesuítas da Missão da Zambézia muito socorridos pela sua ardente caridade. Foi chamada «Mãe das Missões», «Mãe dos Missionários» e «Mãe dos Africanos». Foi beatificada por Paulo VI, em 1975.