sexta-feira, 13 de julho de 2012

Beato Fernando Maria Baccilieri, sacerdote e fundador

           


            Fernando Maria Baccilieri  nasceu a 14 de Maio de 1821 em Reno Finalese, na Província de Módena (Itália). Recebeu a ordenação sacerdotal em Ferrara, a 2 de Março de 1844, e começou o seu ministério pregando missões populares, dedicando-se à direção espiritual e ao ensino de italiano e latim no Seminário de Finale Emília.
             Em 1848 inscreveu-se na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade de Bolonha, onde obteve o doutorai em Direito Canônico e Civil. Em 1851 foi designado para a paróquia de Galeazza, tendo assumido definitivamente o cargo de pároco dessa comunidade em Abril de 1852. Ali permaneceu durante 41 anos.
            Dedicou-se de maneira especial à pregação, que se tornava extraordinariamente eficaz, preparada no estudo e na oração. Em 1867, afetado por uma afonia, continuou o ensino catequético com a ajuda de colaboradores, dedicando-se porém com maior intensidade à direção espiritual e ao ministério da reconciliação, passando muitas horas no confessionário.
          Convencido da eficácia das missões populares, chamava os redentoristas ou os franciscanos para as dirigir com pregações e a direção  dos paroquianos. Procurou envolver os leigos na vida paroquial, suscitando a colaboração de jovens voluntários para a assistência às famílias pobres, o serviço litúrgico e a instrução das mulheres.
           Fundou um instituto religioso, as Servas de Maria de Galeazza, com a finalidade de se ocuparem da educação das meninas pobres do centro que havia fundado perto da igreja paroquial.
          A Congregação surgiu da Confraria da Virgem das Dores, erigida em 1852; depois, em 1856, este instituto transformou-se em Terceira Ordem, permanecendo as jovens nas próprias casas, mas vivendo os votos de castidade, pobreza e obediência.
           Constatando a necessidade de ter unido este grupo de jovens consagradas, abriu um convento junto da casa paroquial. O Instituto obteve a aprovação diocesana em 1899 e, em 1939, a pontifícia. O trabalho  destas Religiosas estendeu-se pela Itália, Alemanha, Brasil, Coreia do Sul e República Tcheca. Este homem de Deus, apóstolo do confessionário, faleceu a 13 de Julho de 1893.