sábado, 7 de julho de 2012

São Firmino de Pamplona, bispo

           Ficheiro:Sanfermin.png

            São Firmino, do latim Firminus, nasceu em Pamplona no ano de 272e morreu em Amiens, em 25 de setembro de 303, foi um missionário cristão navarro, primeiro bispo de Pamplona e primeiro bispo de Amiens, onde fundou a igreja local. Foi decapitado aos 31 anos de idade. É patrono de Amiens, Lesaka, da diocese de Pamplona, e co-patrono de Navarra junto com São Francisco Xavier.
            Segundo a lenda, nasceu em Pompaelo (a atual Pamplona), filho de um senador pagão de nome Firmo, um alto funcionário da administração romana que governou Pamplona no século III. A pregação de Santo Honesto, que marchara à península após ser milagrosamente liberado da sua prisão em Carcassone, comoveu aos seus pais, que contudo não se converteram até ouvir a São Saturnino de Toulouse. O santo batizaria a Firmino e aos seus pais no lugar que hoje se chama popularmente pocico de San Cernin.
           Sob a tutela de Honesto o jovem Firmino aprendeu a religião e a arte da pregação. Aos 18 anos foi enviado a Toulouse, onde seria ordenado. Após pregar em Navarra, foi para Amiens. Havendo organizado a construção da igreja local, foi nomeado bispo aos 24 anos. A oposição oficial à doutrina cristã fez que fosse encarcerado e decapitado.
           Em 1186 o bispo Pedro de Paris levou de Amiens a Pamplona uma relíquia da cabeça de Firmino.
          Atualmente é celebrado em 7 de julho em Pamplona com festas de fama internacional, os Sanfermines, das quais o evento mais conhecido são os encierros (corridas de touros). Tradicionalmente os participantes dos encierros pedem ajuda a São Firmino entoando cânticos em frente a uma imagem do santo na Cuesta de Santo Domingo, no local onde são iniciadas as corridas. Outro momento alto dos Sanfermines é a procissão de São Firmino, realizada na manhã do dia 7 de julho.