domingo, 1 de julho de 2012

Santos Casto e Secundino, bispos e mártires

           
Casto y Secundino, Santos

          Etimologicamente significam “puro e segundo”. Vêm da língua latina. Bispos e mártires do século III. Não figurava nenhum santo depois da reforma litúrgica, em que desapareceu a festa do Precioso Sangue de Jesús, instituída no ano 1849 por Pío X.
            Na história do cristianismo encontramos, por sua vez, a figura de dois mártires de época desconhecida, recordados neste dia antes de que se levasse a cabo a reforma litúrgica e que eram de memória obrigatória neste dia. Entre Gaza e Pozzuoli, limites do Lazio, existia uma colona romana com o nome de Sinuesa.
           Hoje restam daqueles restos de civilização a cidade de Mondragone na província de Caserta. Hoje é famoso Mondragone por ser o centro balneário de águas termais sulfurosas, empregadas para curar enfermidades da pele e artrite. Se construiu esta cidade no ano 1500 pelo Papa Gregório XIII.
          Casto e Secundino são dois mártires daquela antiga Sinuesa e hoje o são da moderna Mondragone. São santos muito amados e venerados. Seu culto se estendeu inclusive a regiões e cidades muito longínquas. Não há nada seguro acerca destes personagens. Isso sim, existem as Atas de seu martírio.
           Possivelmente não eram originários de Sinuesa, mas sim que sua devoção tenha chegado do ultramar, de África, em concreto. O certo é que são dois grandes mártires locais e aos que há muita devoção