sábado, 25 de fevereiro de 2012

Santo Etelberto, rei e fundador

           

          Rei de Kent (560-616), um dos reis de destaque da antiga história britânica. Casou-se com Berta, a filha única de Chariberto, o rei cristão de Paris, e concedeu a sua esposa plena liberdade para participar de sua religião. Impressionado com a piedade e as amáveis virtudes da esposa, o rei resolveu receber uma missão de Roma chefiada pelo bispo beneditino Santo Agustinho ( ? - 604) e seus companheiros. Enviada pelo papa São Gregório Magno (540-604), a missão catequética de Santo Agostinho de Cantuária chegou à Inglaterra com quarenta monges e desembarcou em Thanet (597), para evangelizar as ilhas britânicas.
            O rei lhes rogou que permanecessem na ilha e poucos dias mais tarde, foi pessoalemente escutá-los. Logo deste encontro, deu-lhes permissão para predicar em todo o povo, converter a quantos pudessem e lhes entregou a igreja de São Martinho para que pudessem celebrar a Missa e outras liturgias. Esta missão fundou a famosa Igreja da Cantuária e resultou em milhares de conversões ao catolicismo, inclusive do próprio monarca, que se tornou o primeiro rei inglês em ser convertido a Cristianismo.
            O rei e sua corte foram batizados na festa de Pentecostes (597) e, além disto, deu-lhes permissão para reconstruir as antigas igrejas e construir outras novas.Também publicou o Código de Leis de Ethelberht, o primeiro em ser escrito em idioma germânico, incluindo 90 leis.
            Seu governo se distinguiu pelo empenho que pôs em melhorar as condições de vida dos seus súditos; suas leis lhe garatiram o apreço da Iglaterra, em épocas posteriores, e seu apoio à fé católica permitiu que se construíssem muitos templos, mosteiros e algumas dioceses, como a de Rochester.
            Viúvo e depois de cinqüenta e seis anos de reinado, faleceu (616), e foi sepultado na Igreja de São Pedro e São Paulo, onde já estavam sepultados a rainha SantaBerta e do bispo francês São Liudardo. A influência dele estendeu norte e sul do rio Humber, sendo que um seu sobrinho tornou-se o rei dos Saxões Orientais e a filha dele se casou com o rei Edwin de Northumbria (568-633). 


Ruínas da Abadia de Cantuária, contruída pelo rei Santo Etelberto, na Inglaterra