terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Beato Timóteo Trojanowski, religioso e mártir


         Stanislaw Antoni nasceu 29 julho 1908, na aldeia de Sadlowo, na diocese de Plock, na Polônia.
         A precariedade da família levou-o a trabalhar a partir de uma idade precoce. Em 5 de Março de 1930 ele entrou no convento dos Frades Menores Conventuais e Niepokalanow.
        De janeiro de 1931 ele foi capaz de iniciar o seu noviciado com o nome de Tymoteusz. Toda a vida religiosa foi realizada em Niepokalanow, trabalhando no departamento de expedição da revista "Cavaleiros da Imaculada", no entreposto e fornecimento nell'infermeria, onde se dedicou aos doentes.
         Em 3 de Maio de 1937 comunicada ao seu superior a sua vontade de ir em uma missão "em qualquer lugar, qualquer hora, desde a vontade de Deus." Irmão disciplinado e fiel à sua vocação, tinha uma grande confiança por parte de seu famoso pai superior Kolbe.
          À eclosão da II Guerra Mundial em 1939, ele optou por permanecer Niepokalanow. Em 14 de Outubro de 1941 ele foi preso pela Gestapo com seis irmãos, incluindo um Bonifacy, e encarcerados na prisão de Varsóvia.
          Na prisão ele foi capaz de dedicar muito tempo à oração, dando coragem a outros e oferecer cada vez para um trabalho árduo. Em 8 de Janeiro de 1942 ele foi novamente deportado com Bonifacy entre o campo de concentração de Oswiecim com o número 25431.
         Foi originalmente destinado ao transporte de materiais de construção e, em seguida, de escavação e transporte de cascalho. Sempre suportou com grande coragem, a fome, o frio e trabalho árduo.
         Acometido de pneumonia, morreu em 28 julho 1942. Foi proclamado Beato pelo Papa João Paulo II em 13 de Junho de 1999 em Varsóvia, o grupo de 108 mártires polacos do nazismo.

Fonte: Arautos do Evangelho