quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Santa Catarina de Ricci, religiosa


        Alexandrina de Ricci nasceu no seio de um família florentina em 1522. Quando tinha 13 anos ingressou no convento dominicano em Prato, que era dirigido pelo seu tio, e recebeu o nome de Catarina. Devido à sua grande devoção e à sua capacidade ascendeu rapidamente a cargos de liderança. Inicialmente, ela foi nomeada professora das noviças e subprioresa.
         A sua espiritualidade tornou-se mais intensa, e quando Catarina tinha 30 anos, foi nomeada Prioresa permanente do convento. Além de cumprir os seus deveres administrativos, a nova Prioresa dedicou-se a ajudar os pobres e os doentes. Entretanto, a Santa começou a ter visões incríveis. Uma vez por exemplo, embora estivesse no convento em prato, ela conseguir conversar com Filipe Néri, que estava em Roma naquele momento.

A paixão de Cristo – Todas as semanas, por um período de 12 anos, Catarina reviveu as últimas horas de Jesus, experimentando tudo aquilo que Ele tinha padecido e emulando inclusivamente os seus movimentos corporais. Apesar de aparentemente estar em estado de inconsciência, Catarina estendia as mãos para ser presa, em seguida punha-se em pé para apanhar as chicotadas e depois inclinava a cabeça para receber a coroa de espinhos, tal como tinha feito Jesus.
         Todas as vezes, a Santa também recebia as chagas – as marcas das cinco feridas de Cristo. A notícia da santidade de Catarina divulgou-se tão extensamente que o convento foi invadido por visitantes, entre eles princesas e três futuros papas. Depois de uma vida inteira dedicada à devoção e ao serviço do próximo, Catarina faleceu no dia 2 de Fevereiro de 1590. Foi canonizada em 1747 pelo Papa Benedito XIV.


restos mortais de Santa Catarina