quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Santa Joana de Lestonnac, viúva e fundadora

       

        Joana de Lestonnac  nasceu em Bordeaux em 27 de dezembro de 1556 e faleceu em 2 de fevereiro de 1640, foi a fundadora da Companhia de Maria, uma ordem religiosa que tinha como missão educar as jovens da época.
        Nasceu num período em que a Igreja vivia grandes conflitos. Seu pai, Ricardo de Lestonnac, um católico fervoroso e membro do Parlamento de Bordeaux, era conselheiro do rei da França; sua mãe, Joana Eyquem, de confissão calvinista, era irmã do filósofo humanista Michel de Montaigne (1533-1592).
         Casou-se em 1572 com Gastão de Montferrand, com o qual conviveu até 1602 e teve sete filhos.
        Quando viúva, após perder dois de seus filhos, Joana de Lestonnac entrou para o mosteiro cisterciense em Toulouse, mas por problemas de saúde não pode continuar na vida monástica. Voltou para Bordéus e mais tarde fundou a ordem religiosa Companhia de Maria com o objetivo de levar o catolicismo através do ensino educacional.
         A ordem que fundou recebeu aprovação pntificia em 7 de abril de 1607.
         Em 19 de setembro de 1834 Joana de Lestonnac foi declarada venerável. Em 23 de setembro de 1900, ocorre a beatificação de Joana de Lestonnac. Foi canonizada pelo  Papa Pio XII em 1949, sendo considerada pelos católicos como a padroeira das vítimas de abusos e das viúvas, além de protetora das famílias.
        Hoje a Companhia de Maria marca presença em 26 países, mantendo diversas instituições de ensino, inclusive no Brasil.