sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Santa Werburga de Chester

      

        Werburga é uma santa inglesa e padroeira  da cidade de Chester, na Inglaterra.
         Ela nasceu no condado de Stafford e era filha do rei Wulfhere de Mércia, este um cristão, filho do pagão rei Penda de Mércia e Santa Ermenilda, sua esposa e filha do  rei de Kent. Ela foi uma monja a maior parte de sua vida e foi tutorada pela sua tia-avó  Eteldreda (ou Audrey), a primeira abadessa de Ely e ex-rainha da Nortúmbria.
        Seu papel foi fundamental na reforma de mosteiros na Inglaterra. Ela mais tarde sucedeu sua mãe Ermenilda, sua avó Seaxburh e sua tia-avó Eteldreda como a quarta abadessa de Ely.
        Foi enterrada em Hanbury, no condado de Stafford, e suas relíquias foram transferidos mais tarde para Chester, de cujos mosteiro e igreja ela se tornou a grande padroeira. Ela é a última abadessa dali cujo nome é recordado.

O culto a Santa Werburga

         No ano 708 o irmão de Werburga, Cenred (ou Coenred, Coinred, Kenred), sucedeu como Rei de Mercia; ele decidiu mover o corpo de sua irmã (Werburga) para dentro da igreja em Hanbury. Seu corpo foi encontrado milagrosamente intacto. Este foi considerado um sinal de favor divino, e seu túmulo tornou-se um objeto de veneração e um centro de peregrinação.
          Diz-se que seu irmão ficou tão tocado por este milagre que ele decidiu abdicar [do século] e entrar nas ordens sagradas. O santuário de Santa Werburga permaneceu em Hanbury pelos próximos 160 anos aproximadamente, mas, devido à ameaça Viking no século IX, o santuário foi transferido em 875 para a Igreja de São Pedro e São Paulo, que residia no seio da protecção dos Muros da cidade de Chester.
         A cidade de Chester, por isso, tornou-se o foco para o culto de Santa Werburga. Depois, a Igreja de São Pedro e São Paulo foi re-dedicada à Santa Werburga e Santo Osvaldo por volta do ano 975, quando um mosteiro também foi construído em honra a esses dois santos.
        Em 1057 Santa Werburga foi considerada protetora e padroeira da cidade, após milagrosa retirada do rei galês Gruffudd de um cerco da cidade. Quando o mosteiro foi inativado, o santuário foi dividido e as relíquias da santa, dispersas. Os vários restos do santuário que sobreviveram foram coletados juntos em  1876.

A Santa hoje

        Santa Werburga continua a ser a padroeira de Chester. Sua festa é em 3 de Fevereiro. Pelo menos 10 igrejas na Inglaterra, e algumas no exterior, são dedicadas a ela.


Catedral de Santa Werburga na cidade de Chester