domingo, 3 de julho de 2011

São Tomé, apóstolo


           Tudo quanto sabemos deste apóstolo está contido no quarto evangelho. Em torno de sua figura floresceram várias lendas, ao passo que os escritos, como o evangelho de São Tomé, apareceram mais de dois séculos depois.
            As perguntas que Tomé faz a Jesus são de grande importância para "todos aqueles que não vêem, mas crêem". Ao saber que Jesus decidira voltar à Galiléia, apesar das ameaças de morte, Tomé, movido por um sincero amor, desolado exclamou: "Vamos também nós, para morrermos com ele!".
            Na segunda intervenção, durante a última Páscoa em Jerusalém, a pergunta de Tomé deu origem a uma resposta que nos introduz no grande mistério trinitário. Jesus prerara os discípulos para as despedidas da Páscoa, e lhes assegura novamente: "E para onde eu vou, conheceis o caminho". Os apóstolos não ousaram abrir a boca, mas a emoção não impediu Tomé de pedir uma explicação: "Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?".
             A resposta de Jesus lança um raio de luz sobre o mistério trinitário, embora não fosse possível naquele momento elucidar cabalmente o apóstolo: "Diz-lhe Jesus: 'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. NInguém vem ao Pai a não ser por mim. Se me conheceis, também conhecereis a meu Pai. Desde agora o conheceis' ".
              Tomé continuou com suas dúvidas, providenciais para os futuros homens de fé, e, após a ressurreição, quis tocar com as mãos o corpo do Ressuscitado. O incrédulo Tomé foi todavia o único que passou da inicial incredulidade para a aberta profissão de fé, mediante aquela exclamação que se repete, como um eco amoroso, de século em século, nos lábios dos que crêem: "Meu Senhor e meu Deus!".
               Segundo a tradição, Tomé pregou o Evangelho na Índia. Em Malabar existe uma cruz com inscrições que datam do século VII, colocada sobre o local do martírio de São Tomé. Faleceu no ano 72, próximo de Madras. Suas relíquias teriam sido trasladadas em 232 para Edessa, na Mesopotâmia.  Seu principal templo está em Chennai, na Índia.



Catedral de Milapore, na Índia, onde encontra-se o túmulo do apóstolo São Tomé


Túmulo com os restos mortais de São Tomé