segunda-feira, 25 de julho de 2011

Santa Cristina de Bolsena, mártir


Martírio de Santa Cristina


Santa Cristina, Bolsena

Basílica de Santa Cristina em Bolsena, lugar do milagre eucarístico


          Quem tem esse belo nome pode escolher entre oito santas protetoras. Mas é certo que a preferência recai sobre essa jovem mártir, venerada em Bolsena, no fim do século IV, cuja Paixão serviu de inspiração a grandes artistas, de João della Robbia a Lucas Signorelli, de Paulo Veronese a Lucas Cranach. Mas, se a existência histórica dessa santa se encontra fora de discussão, é próprio da Lendária Passio latina ser pouco fidedigna.
          A narração se refere a uma jovem de 11 anos,cuja beleza atraía uma multidão de pretendentes. Com o fim de resguardá-la de más surpresas, Urbano, seu pai, oficial do império, recolheu-a numa torre em companhia de 12 meninas e de um igual número de estatuetas douradas dos deuses, para induzí-la a renegar o Deus cristão. Assim o fez para subtraí-la ao perigo da perseguição. Mas Cristina despedaçou as estátuas, recolheu o metal precioso e distribuiu aos pobres, induzindo o pai a passar das blandícias aos flagelos.
         Como a filha não desistisse, o desnaturado pai a entregou aos juízes, que imediatamente passaram aos métodos brutais, infligindo-lhe os mais dolorosos suplicios. Lançada à prisão para enlarguescer, trêa anjos apareceram para consolá-la e curar-lhe as feridas. Depois da enésima tentativa de fazê-la renegar a fé cristã, a moça foi jogada ao lago com uma pedra ao pescoço, mas os anjos seguraram a pedra para que Cristina não se afogasse. O pai, por sua vez, morreu, mas as peripécias da santa não tinham acabado.
          Novamente interrogada pelos juízes,submeteram-na dessa vez a uma série de bárbaras torturas: foi posta sobre uma grade de ferro quente e a seguir numa fornalha; cortaram-lhe os seios e a lançaram num fosso entre serpentes venenosas. Por fim, na falta de outros suplícios mais torpes, cortaram-lhe o tênue fio que ligava à vida, trespassando-a com duas flechas. Termina aqui a legendária Passio. À jovem mártir, escolhida padroeira de Bolsena, está dedicada à igreja construída sobre a gruta onde se guardam suas relíquias.