sexta-feira, 29 de julho de 2011

Santa Marta, Santa Maria e São Lázaro, discípulos do Senhor

       

Santa Marta e Santa Maria de Betânia acolhendo a Jesus



Santa Marta

         Marta, irmã de São Lázaro e Maria de Bethânia, (no oeste também chamada de Margareth), perto de Jerusalém e é a padroeira das cozinheiras e donas de casa. Ela era a anfitriã e a dona da casa por ser a irmã mais velha.
          Quando Jesus se hospedava em sua casa, em Bethânia, Marta era solícita e cuidava do seu bem estar. Em uma visita, recorda Lucas no seu evangelho, Marta reclamou que Maria ficava sentada ouvindo Jesus, deixando-a com todo o trabalho.
          Jesus respondeu em tom de brincadeira, “foi Maria que escolheu a melhor parte”. Assim Marta tornou-se o protótipo da ativista Cristã e Maria o símbolo da vida contemplativa. Assim Marta foi a única que foi procurar Jesus, quando Lázaro morreu, enquanto Maria ficou em casa.
          A tradição diz ainda que, para aqueles que diziam que já era tarde e que Lázaro já estava morto, Marta retrucou energicamente “que não tinha a menor importância e que Jesus iria curá-lo”.
         E de fato quando Jesus chegou Lázaro já estava enterrado e seu corpo já apresentava sinais de putrefação, mas Marta não se abalou, e com enorme fé, pediu a Jesus para curá-lo e este foi o maior dos milagres de Jesus. Mais ainda: Ela disse a Jesus que acreditava que o Senhor Pai daria a ele o que pedisse.
         Em resposta àquela fé inabalável, ela foi a primeira a ouvir de Jesus a sua mais profunda revelação. Quando Marta disse que ela acreditava que seu irmão iria se levantar de novo, Jesus disse a Marta: “Eu sou a ressurreição e a vida, aquele que crê em mim viverá mesmo que ele morra, e todos que vivem e crêem em mim, nunca morrerão.” “Você acredita nisto?” perguntou Jesus a Marta, e ela respondeu: “Sim meu Senhor, eu acredito que Você é o Messias e o Filho de Deus.”
         A tradição diz ainda que Marta foi com Maria e Lázaro para a França servindo de missionária em Provence. Em outra versão Lázaro e suas irmãs vão para Chipre onde ele se torna bispo de Kition ou Lanarka. As suas supostas relíquias teriam sido transladadas para Constantinopla e varias igrejas e capelas foram erigidas em sua honra na Síria.
        A Basílica de São Lázaro, santo padroeiro de Lanarka, construída em 890 DC era um templo cristão do quinto século no qual existia um sarcófago com a inscrição: “Lázaro, o amigo de Cristo”. Isto reforça a tradição que ele viveu sua “segunda vida ressuscitado” em Kition, Lanarka.
       A tradição diz ainda que Santa Marta é protetora das falsas preocupações e superstições. Ela é a padroeira das donas de casa.
        Quem tem uma fé como a de santa Marta não precisa se deixar vencer por estas vãs superstições, crer que em Jesus “Tudo posso naquele que me fortalece!”. (Cf. Fl 4,13) Aquele que venceu a morte e o pecado não venceria coisas muito menores e insignificantes? Deus tudo pode, pois o seu amor é mais forte do que a morte. Por isso, com uma fé semelhante à de santa Marta renunciemos a todo o mal e depositemos toda a nossa confiança no Senhor. “Tudo pode ser mudado pela fé e pela oração”.

Oração à santa Marta

Ó gloriosa Santa Marta, entrego-me confiante em vossas mãos,
esperando o vosso amparo.
Acolhei-me sob a vossa proteção, consolai-me nos meus sofrimentos.
Pela felicidade que tivestes em hospedar em vossa casa o Divino Salvador
do mundo, consolai-me em minhas penas.
Intercedei hoje por mim e por minha família, para que tenhamos o auxílio
de Deus Todo-Poderoso nas dificuldades da nossa vida. Suplico-vos,
gloriosa santa, que em vossa grande bondade, me consigais
especialmente a graça que ardentemente vos peço e que tanto preciso.
(Faz-se os pedidos) Clique em comentários e deixe os seus pedidos de orações.
Rogo-vos que me ajudeis a vencer todos os obstáculos que se
apresentarem em meu caminho, com a mesma serenidade e fortaleza
que vós tivestes ao transpassar o dragão que tendes aos vossos pés. Amém.
Santa Marta rogai por nós. Amém.


São Lázaro


Basílica de São Lázaro, Lanarka, Chipre