terça-feira, 26 de julho de 2011

Beato Guilherme Ward, mártir

          Nascido em Thornby, no condado de Westmoreland, cerca de 1560, foi martirizado no dia 26 de julho de 1641. Ele estava com cerca de 40 anos quando foi para Douay para estudar para o sacerdócio, mas não há maiores detalhes de sua vida anterior. Ele chegou lá no dia 18 de setembro de 1604; recebu as ordens menores no dia 16 de dezembro de 1605, o subdiaconato em 26 de outubro de 1607, o diaconado em 31 de maio de 1608 e o sacerdócio no dia seguinte.
          No dia 14 de outubro ele retornou a Inglaterra e qaundo estava dirigindo-se para a Escócia, ficou preso po três anos. Ao obter sua liberdade ele voltou para a Inglaterra onde trabalhou por 30 anos, vinte dos quais ele passou em várias prisões como confessor da fé. Ele era zeloso e de forte temperamento, severo consigo mesmo e com os outros, e muito especialmente devotado para ouvir as confissões. Assim ele tinha a reputação de ser um bem conceituado diretor espiritual e confessor. Tão mortificada era sua vida pessoal e em segredo suas inúmeras obras de caridade que foi ainda acusado de avareza.
         Ele estava em Londres quando o Parlamento proclamou em 7 de abril de 1641, o fim de todos os sacerdotes sob pena de morte, mas ele recusou-se em aposentar e no dia 15 de julho foi preso na casa de seu sobrinho. Seis dias depois ele foi trazido para Old Bailey e foi  condenado no dia 23 de julho. Ele sofreu o martírio no dia 26 de julho na festa de Santa Ana por quem ele tinha uma grande devoção. Suas últimas palavras foram: "Jesus, Jesus, Jesus, recebe minha alma".
         Uma pintura à óleo de seu retrato logo após seu martírio está preservado no Colégio de Santo Edmundo, em  Old Hall, no condado de Hertford.