quarta-feira, 13 de julho de 2011

Santo Ambrósio, "Comentário ao salmo 118", (in La speranza nei Padri, cit.)

     "Em tua palavra esperei", ou seja, eu não esperei nos profetas, nem na Lei, mas em tua Palavra, isto é, em tua vinda: eu esperei que tu viesses e acolhesses os pecadores e remitisses as culpas e, como bom pastor, tomasses sobre teus ombros, na cruz, a ovelha cansada.
     Portanto, não desapontes em sua expectativa o teu pobre servo, porque em ti eu espero e "a esperança não desaponta".
     E se nos encontrarmos em tribulações, dá-nos a paciênica pura para podermos suportá-las. És tu que eu espero! Que eu não seja esmagado pela fraqueza, não sucumba às tentações, não seja flagelado pelas tempestades que são o banco de prova da paciência. Possa eu superar a prova e ter fortalecida e revigorada a esperança, a qual não desaponta.
      Em outras palavras: freqüentemente os trabalhos nos extenuam, nos prostram e, se falta a eperança, achamo-nos desapontados e completamente desorientados. Tomemos o caso de quem é resistente a qualquer fadiga e suporta estultamente as ofensas: remova-se a esperança e nem mesmo a paciência poderá durar ao infinito. A paciência mesma não supera a prova se faltar a fé, cuja raiz é a esperança. Como podes de fato pretender superar a prova se em nome de Cristo não sabes afrontar qualquer contrariedade e perigo?"     



A esperança nos lança para aquilo que nos parece impossível.



A paciência nos ajuda a esperar sempre com a fé inabalável.


liberdade-tr

“A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê.” (Hebreus 11,1)