quinta-feira, 7 de julho de 2011

Papa Beato Eugênio III

          Beato Eugênio III OCist, nasceu em  25 de novembro de 1100, foi papa de 15 de fevereiro de 1145 até 8 de julho de 1153. Nascido em   Montemagno, próximo de Pisa, Itália, no seio de uma rica família cristã, pertencente à nobreza italiana, com o nome de Pier Bernardo Pignatelli, o futuro Papa Eugênio III foi ordenado sacerdote na cidade de Pisa.
          Segundo os registos da época, era inteligente, mas reservado e muito ponderado. Em 1135, ingressou na Ordem Cisterciense. Foi designado pelo seu superior para abrir outro mosteiro da Ordem na cidade de Farfa, diocese de Viterbo, onde foi nomeado abade pelo Papa Inocêncio II. Em 1145, Bernardo Pignatelli foi eleito Papa e adotou o nome de Eugênio III.
          Eugênio III teve de enfrentar a difícil situação política na Itália, provocada por Arnaldo de Brescia, o grande opositor do poder temporal dos papas, que exigia a eleição de um papa que favorecesse as suas ambições políticas, fazendo pressão junto do Colégio Cardinalício. O abade Bernardo não era cardeal e foi eleito pelo  colégio cardinalício, justamente para contrarrestar as exigências políticas de Arnaldo.
         Contudo, horas após a sua eleição, partiu de Roma para ser coroado no seu  mosteiro de Farfa, em Viterbo, onde os seus cardeais também foram residir. Mas a população romana desejava a volta do Pontífice, que pouco depois, retornou a Roma.
         Em  1146, Arnaldo de Brescia exigiu do Papa a entrega da cidade de Tívoli. Não concordando, Eugênio III mudou-se para   Siena e, mais tarde, foi estabelecer-se, durante três anos, na França.
         Tendo tomado conhecimento da queda da cidade de Edessa nas mãos dos turcos, em Dezembro de 1145, Eugênio III escreveu uma carta ao Rei Luís VII da França, convidando-o a fazer parte de uma cruzada. Em uma grande dieta ocorrida na cidade de Speyer, na Alemanha, em 1146, o Imperador Conrado III, e muitos dos seus nobres, foram convencidos pela eloquência do Papa Eugênio III a dedicar-se a uma cruzado.
        Em setembro de 1148, o papa Beato Eugênio III esteve em Cister, na casa geral dos cistercienses para a celebração do Capítulo Geral da Ordem e juntamente com o grande São Bernardo de Claraval, do santo bispo irlandês Malaquias, concedeu a São Gilberto de Sempringham os estatutos da Ordem de Sempringham.
        Defendeu a igreja contra os invasores turcos e iniciou a construção do Palácio Pontificio. Morreu no dia  8 de julho de 1153, depois de governar a  Igreja durante oito anos e cinco meses, num período histórico muito complicado e violento. O Papa Eugênio III foi beatificado em 1872.



Beato Eugênio III, rogai por nós

Abbey of Farfa

Abadia de Farfa